Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil abre fase caseira da Liga Mundial com vitória

A seleção brasileira masculina de vôlei abriu com vitória a sua participação na sua etapa caseira na Liga Mundial. O time comandado por Bernardinho venceu a Finlândia por 3 sets a 0, com parciais de 25/21, 25/22 e 25/9, nesta sexta-feira, no Ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo, em seu primeiro jogo nesta terceira fase da competição.

Com o resultado desta sexta, o Brasil agora acumula quatro triunfos e três derrotas em sete duelos até aqui. O próximo desafio dos brasileiros já será neste sábado, às 10 horas, diante do Canadá. No mesmo horário, no domingo, a equipe nacional pegará a Polônia. Estes dois embates também serão realizados em São Bernardo.

A vitória diante dos finlandeses fez o Brasil chegar aos 15 pontos no Grupo B da Liga Mundial, que nesta sexta ainda contará com o duelo entre canadenses e poloneses. A Polônia entrará em quadra já com 14 pontos, enquanto o Canadá tem seis e a Finlândia amarga apenas quatro até aqui.

O jogo – Ainda sem contar com o atacante Giba, que se recuperou de uma cirurgia na canela e já treina com a seleção, o Brasil travou um primeiro set equilibrado com a Finlândia. A equipe europeia chegou a estar liderando por 11 a 7, mas os brasileiros reagiram rápido e reduziram a vantagem para 13 a 12 em um bloqueio montado por Lucão e Wallace.

Os finlandeses, porém, foram para a segunda parada técnica com 16 a 14 a favor e o Brasil só deslanchou no final da parcial. Primeiro chegou a 17 a 17 após um ponto de saque de Lucão e um bloqueio de Theo. E, após um novo ace de Sidão, os brasileiros abriram 21 a 20 e pouco depois, após um ataque de Dante, fecharam o primeiro set em 25 a 21.

A segunda parcial, assim como a primeira, começou equilibrada e a Finlândia foi para a parada técnica inicial com vantagem de 8 a 7. E a troca de pontos de cada lado permaneceu até quando cada seleção chegou a 20 e Bernardinho pediu tempo. Em seguida, após um ponto de saque de João Paulo, o Brasil fez 22 a 20 e embalou para fechar o set em 25 a 22.

Já o terceiro set foi amplamente dominado pela equipe nacional. Logo de cara o time abriu 4 a 0 e depois administrou a vantagem até a primeira parada técnica, ocorrida quando o placar apontava 8 a 4. E o que antes era equilíbrio começou a se transformar em massacre após uma boa sequência de ataques de Dante, que fez o Brasil abrir 10 a 4, antes de ampliar para 14 a 5 em um ace de Lucão.

Sob forte apoio da torcida que lotou o ginásio em São Bernardo, chegou a 19 a 5 ainda com Lucão no saque, com o qual o meio-de-rede obteve um nove ace. Desta forma, o time não precisou fazer muito esforço para fechar em 25 a 9.

No fim das contas, Wallace terminou como maior pontuador do Brasil, com 14 acertos, enquanto Lucão e Dante marcaram dez cada um. O time entrou jogando com Ricardinho, Wallace, Sidão, Lucão, Murilo e Dante, sendo que Theo, Bruno, Thiago Alves e João Paulo Bravo entraram na equipe no decorrer do confronto desta sexta.

(com Agência Estado)