Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Boxeadora argelina move ação na França por cyberbullying e cita JK Rowling e Elon Musk

Khelif também foi alvo de uma disputa global sobre elegibilidade de gênero durante sua participação nos Jogos de Paris

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 ago 2024, 12h12 - Publicado em 14 ago 2024, 11h17

A escritora JK Rowling, autora da série de livro de Harry Potter, e o bilionário Elon Musk, dono da Tesla e do X, foram citados em uma ação movida na França pela campeã olímpica de boxe argelina Imane Khelif. Tanto Rowling quanto Musk foram arrolados como valentões cibernéticos e responsáveis por assédio moral contra a boxeadora nas redes sociais.

Imane Khelif, uma boxeadora argelina, enfrentou uma controvérsia em 2023 quando foi desqualificada de competir no Campeonato Mundial Feminino de Boxe. Isso ocorreu devido à falha em um teste de elegibilidade de gênero, o que levou a discussões sobre verificação de gênero em esportes. Khelif também foi alvo de uma disputa global sobre elegibilidade de gênero durante sua participação olímpica, mas se tornou a primeira medalhista de ouro da Argélia no boxe feminino e sua primeira boxeadora a ganhar ouro desde 1996.

De Paris, o advogado de Khelif, Nabil Boudi, confirmou à Variety que tanto JK Rowling quanto Elon Musk foram mencionadas no corpo da queixa, postada na justiça local na sexta-feira, 9. O  Gabinete do Promotor de Paris (Centro Nacional de Luta Contra o Ódio Online) confirmou que recebeu a queixa apresentada por Khelif e anunciou que uma investigação havia sido iniciada.

“Em 13 de agosto, (o Centro Nacional de Luta Contra o Ódio Online) contatou o OCLCH (Escritório Central de Luta Contra Crimes Contra a Humanidade e Crimes de Ódio) para conduzir uma investigação sobre as acusações de assédio cibernético devido ao gênero, insulto público devido ao gênero, incitação pública à discriminação e insulto público devido à origem.”

Continua após a publicidade

A ação legal foi movida contra X, o que, segundo a lei francesa, significa que foi movida contra pessoas desconhecidas, informou a Variety. A jovem de 25 anos foi vítima de cyberbullying “misógino, racista e sexista”. Isso “garante que a promotoria tenha toda a latitude para poder investigar todas as pessoas”, incluindo aquelas que podem ter escrito mensagens de ódio sob pseudônimos, disse Boudi.

O advogado acrescentou que a denúncia também mencionava figuras famosas. “J.K. Rowling e Elon Musk são nomeados no processo, entre outros”, disse ele, acrescentando que Donald Trump também pode fazer parte da investigação. “Trump tuitou, então, seja ele nomeado ou não em nosso processo, ele será inevitavelmente investigado como parte da promotoria.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.