Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Boxeador que usou gesso em luvas anuncia aposentadoria

O mexicano Antonio Margarito anunciou, na última quinta-feira, sua aposentadoria do voxe. Aos 34 anos, o atleta deixa o esporte após 47 lutas como profissional, com retrospecto de 38 vitórias, sendo 27 por nocaute. Em seus dos últimos combates, Margarito foi derrotado pelo filipino Manny Pacquiao, em 2009, e pelo porto-riquenho Miguel Cotto, em 2011.

‘Após 22 anos de total dedicação a profissão que amo, decidi anunciar minha aposentadoria. Sempre disse a minha família e amigos que iria me retirar do boxe quando sentisse que já não podia competir em um nível que me permitisse ter êxito’, explicou o mexicano.

O anuncio de Margarito foi feito três dias após o norte-americano Shane Mosley também revelar sua aposentadoria. Em 2009, os boxeadores protagonizaram luta polêmica pelo cinturão dos meio-médios da Associação Mundial de Boxe (AMB), onde o mexicano usou uma bandagem de gesso líquido. Em consequência deste ato, Margarito foi punido por um ano pela Comissão Atlética da Califórnia.

Ao longo de sua carreira, o mexicano conquistou o título supermeio-médio (69,9 kg) da Organização Mundial de Boxe (OMB) e também garantiu o cinturão dos meio-médios (66,7 kg) pela OMB, Federação Internacional de Boxe (FIB) e AMB.