Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Bottas vence na volta da Fórmula 1; Hamilton é punido e fica fora do pódio

GP da Áustria começou e terminou com punições ao piloto inglês hexacampeão do mundo, que, na pista, foi o segundo mais rápido

Por Da Redação Atualizado em 5 jul 2020, 13h45 - Publicado em 5 jul 2020, 12h00

O primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 realizado após a pandemia de coronavírus foi movimentado dentro e fora das pistas. O mais veloz do fim de semana foi o piloto finlandês Valteri Bottas, da Mercedes, que fez a pole no sábado e venceu o GP da Áustria na manhã deste domingo. Apesar de cruzar a linha de chegada na segunda colocação, o hexacampeão inglês Lewis Hamilton foi punido por tirar Alexander Albon, da Red Bull, da pista e perdeu cinco segundos na cronometragem oficial.

Com isso, o atual campeão do mundo perdeu seu lugar no pódio, sendo superado por Charles Leclerc, da Ferrari, e Lando Norris, da McLaren – Hamilton já havia largado em quinto, com defasagem de três posições a sua posição original, por ter ignorado uma bandeira amarela em sua volta rápida no treino de classificação.

Antes do início da corrida, os pilotos fizeram uma manifestação contra o racismo. Enfileirados diante da linha de chegada do Autódromo de Spielberg, a grande maioria do grid repetiu o gesto de Lewis Hamilton e se ajoelhou durante o ato. Mas todos vestiam uma camiseta preta pedindo o fim da discriminação racial.

Antes do início da prova, o hexacampeão de F1 Lewis Hamilton vestiu uma camiseta com os dizeres Vidas Negras Importam, o lema da campanha intensificada após a morte de George Floyd Mark Thompson/Getty Images

A próxima prova do principal campeonato mundial de automobilismo acontecerá já no próximo domingo e no mesmo local. Apenas oito etapas do calendário 2020 da Fórmula 1 foram confirmadas – além da dobradinha na Áustria, haverá provas na Hungria, Inglaterra (duas vezes), Espanha, Bélgica e Itália. Ainda não houve posicionamento oficial dos organizadores da modalidade sobre a realização do GP Brasil deste ano.

As provas confirmadas até o momento:
GP da Estíria (Spielberg): 12 de julho
GP da Hungria (Hungaroring): 19 de julho
GP da Inglaterra (Silverstone): 2 de agosto
GP dos 70 Anos (Silverstone): 9 de ago
GP da Espanha (Catalunha): 16 de agosto
GP da Bélgica (Spa): 30 de agosto
GP da Itália (Monza): 6 de setembro

Continua após a publicidade
Publicidade