Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Botafogo volta a fazer proposta para tirar Andrezinho do Inter

Reforço pretendido pelo Botafogo no meio do ano, o apoiador Andrezinho pode pintar em General Severiano em janeiro de 2012. A diretoria do clube carioca vem negociando nos bastidores para contar com o jogador, que tem contrato em vigor com o Internacional, onde é considerado reserva em um meio-de-campo que tem o argentino D Alessandro e Oscar como titulares absolutos.

Na tarde de terça-feira, em um encontro em Porto Alegre (RS), um representante do Glorioso fez a primeira proposta concreta ao Colorado e aguarda resposta até sexta-feira. As bases salariais com Andrezinho já foram acertadas e o jogador, que no Rio de Janeiro já defendeu as cores do Flamengo, não se anima a permanecer no Beira-Rio nem mesmo com a disputa da Copa Libertadores, uma vez que pretende ser titular e não apenas um reserva de luxo.

O Internacional manifestou o desejo de ter uma compensação pela saída de Andrezinho e o Botafogo não pretende gastar dinheiro com esta negociação. Logo, quer disponibilizar uma lista de jogadores que poderiam ser envolvidos em uma troca. O volante Somália agrada ao técnico do time gaúcho, Dorival Júnior, e é visto com maus olhos pelo presidente do Botafogo, Mauríco Assumpção, por ter forjado um sequestro no início do ano para justificar o atraso em um treino em General Severiano. O fato pesou tanto que o atleta perdeu considerável espaço em 2011.

O Internacional ficou de analisar esta possibilidade. O atacante Caio, que foi afastado e multado por indisciplina antes da goleada de 4 a 0 sofrida para o Atlético-MG, é outro que foi oferecido, mas o nome não agradou tanto ao Colorado.

Além de Andrezinho, o Botafogo também pretende fechar nos próximos dias com o zagueiro Marcus Túlio Tanaka, brasileiro naturalizado japonês e que defende as cores do Nagoya Grampus. O jogador foi indicado pelo técnico Oswaldo de Oliveira e acertou as bases salarias com o Glorioso. Como seu contrato termina agora, o Alvinegro não terá que arcar nada para contratá-lo. Tanaka defendeu a seleção do Japão na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Até o momento o Botafogo anunciou apenas um reforço para 2012. Trata-se do zagueiro Brinner, de 24 anos, que se destacou pelo Paraná Clube na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro e que acertou contrato de quatro anos com o Glorioso. O jogador, inclusive, deu ao site oficial do Alvinegro as primeiras declarações depois do acerto.

‘Estou muito feliz com o acerto. Vou realizar um sonho em jogar em um grande centro. Ainda mais no Botafogo, clube em que jogou Alemão, volante da minha terra natal, e, claro, não posso esquecer de craques como Garrincha e Nilton Santos’, afirmou o defensor.

Outro jogador que vai fazer parte do elenco em 2012 é o atacante Jobson, que cumpre suspensão por uso de drogas, mas que estará apto para atuar em março. O atleta aceitou as condições impostas pela diretoria para a sua reintegração.

Além de contratar reforços, o Botafogo trabalha na redução do elenco. O lateral direito Alessandro será comunicado na sexta-feira, quando tem encontro agendado com o gerente do departamento de futebol, Anderson Barros, que não faz parte dos planos de Oswaldo de Oliveira. O atleta assinou uma pré-contrato até o fim de 2012, mas deverá sair de maneira amigável de General Severiano. O Atlético-PR pode ser o destino do jogador, que conta com prestígio no Furacão por ter feito parte da conquista do título brasileiro de 2001.

Alguns nomes já foram liberados pela diretoria para procurarem um novo destino em 2012, como o volante Leo, que estava emprestado pelo Santa Cruz até 31 de dezembro e já retornou a Recife (PE), e o atacante Alexandre Oliveira, indicado por Caio Junior e que nunca conseguiu se firmar entre os titulares. Outros nomes como o zagueiro Gustavo, o volante Bruno Tiago e o meia Thiago Galhardo ainda dependem de uma melhor avaliação de Oswaldo de Oliveira, o que só vai acontecer em janeiro, quando acontece a reapresentação do plantel.