Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Botafogo vence Grêmio no Sul e vira terceiro colocado

Por Elder Ogliar

Porto Alegre – Com um gol de Loco Abreu, aos 21 minutos do segundo tempo, o Botafogo venceu o Grêmio por 1 a 0, nesta quinta-feira, no Olímpico, e se aproximou da briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. O clube carioca está em terceiro lugar, com 44 pontos, a dois do líder Vasco e a um do vice-líder São Paulo. O resultado também fez o Corinthians cair para o quarto lugar, com o mesmo número de pontos do Botafogo, mas com dois gols a menos no saldo (10 a 12). O Grêmio permanece no 13.º lugar, com 30 pontos.

O Botafogo começou o jogo dando um susto nos gremistas, logo a dois minutos, quando Herrera e Abreu não alcançaram uma bola cruzada para a área por Cortês. Depois, se fechou na defesa e deu poucas chances ao adversário de se aproximar de sua área. O Grêmio foi insistente, mas pouco criativo. Seus jogadores arriscaram diversos chutes de fora da área. Dois deles, de Fábio Rochemback, passaram perto da trave. Em uma das poucas vezes que o time conseguiu tramar uma boa jogada de ataque, Escudero foi à linha de fundo e cruzou para André Lima cabecear, com perigo, para fora.

O ritmo foi semelhante no segundo tempo. Aos 15 e 16 minutos, Fernando e Marquinhos exigiram boas defesas de Jefferson. O Botafogo respondeu logo depois, com uma grande jogada de Maicosuel, que levou a bola para a ponta esquerda do ataque e passou-a para Loco Abreu bater de pé esquerdo e marcar o gol da vitória.

Na tentativa de tornar o time mais produtivo, Celso Roth substituiu o meia Marquinhos pelo atacante Miralles. O Grêmio partiu para a pressão, algumas vezes sem organização, e passou a dar espaços para o contra-ataque. O jogo ficou mais movimentado, mas os lances de área continuaram escassos. “Tivemos paciência e tranquilidade para criar alguma chance e aproveitá-la”, definiu Loco Abreu, que tocou poucas vezes na bola e foi decisivo por estar no lugar certo e na hora certa para definir o placar.

FICHA TÉCNICA:

Grêmio 0 x 1 Botafogo

Grêmio – Victor; Mário Fernandes, Edcarlos, Rafael Marques e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Fernando (Gilberto Silva), Marquinhos (Miralles), Douglas e Escudero; André Lima (Brandão). Técnico: Celso Roth.

BOTAFOGO – Jefferson; Lucas (Alessandro), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Lucas Zen, Renato, Elkeson e Maicosuel (Éverton); Herrera (Felipe Menezes) e Loco Abreu. Técnico: Caio Júnior.

Gols – Loco Abreu, aos 21 minutos do segundo tempo.

Árbitro – Alício Pena Júnior (MG).

Cartões amarelos – Fernando, André Lima, Jefferson, Lucas e Herrera.

Renda – R$ 239.410,50.

Público – 17.324 (14.347 pagantes).

Local – Estádio Olímpico, em Porto Alegre.