
A camisa 01 pode ser o principal problema do Botafogo para a partida contra o Cruzeiro na quinta-feira da próxima semana, às 21h(de Brasília), no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Isso porque o titular Jéfferson está servindo à Seleção Brasileira em amistosos intermacionais. Renan, substituto natural, se tornou dúvida por conta de um incômodo no músculo adutor da coxa esquerda e está fazendo tratamento no departamento médico.
Renan foi titular na vitória de 3 a 2 sobre o Coritiba, no domingo passado. Porém, naquela mesma ocasião já deixou a atividade reclamando de dores no local. Nesta manhã de sexta-feira o atleta ficou fazendo trabalho em separado do grupo, sob os cuidados do fisioterapeuta Flavio Meirelles. Além disso, tem reforçado a musculatura e visitado o departamento médico na Granja Comary, concentração da Seleção Brasileira em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, onde o elenco está treinando desde terça-feira. Seu aproveitamento só será definido na próxima semana.
Caso Renan não seja liberado para jogar, o técnico Oswaldo de Oliveira terá que optar muito provavelmente Milton Raphael, também revelado nas categorias de base do clube e com passagem pela Seleção Brasileira juvenil. Luís Guilherme, outra cria do clube, também poderia ser usado, mas está atrás nessa disputa por ter retornado recentemente após período de empréstimo.
Renan não é o único problema do Botafogo para a partida contra o Cruzeiro. O zagueiro Antônio Carlos, com um edema ósseo no joelho direito, dificilmente vai reunir condições de ir a campo, restando apenas o veto oficial. O volante Marcelo Mattos, com dores na coxa direita, depende de uma reavaliação do departamento médico e só terá a sua situação resolvida na próxima semana. Caso ele seja vetado, o jovem Jadson, mais uma das promessas reveladas nas categorias de base do Botafogo, permanecerá entre os titulares.
Em compensação, Oswaldo de Oliveira terá a sua disposição o zagueiro Fábio Ferreira, recuperado de dores na coxa esquerda, e o atacante Andrezinho, que estava de fora do time desde a final da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, por conta de lesão na coxa esquerda. O primeiro será escalado na vaga do jovem Dória, enquanto que o segundo vai começar a partida no banco de reservas, pois está longe do ritmo de jogo considerado ideal e, na sua ausência, viu o reserva Vítor Júnior fazer grandes atuações.
No ataque, Loco Abreu está de fora, pois vai servir a seleção do Uruguai nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. O jogador, porém, já não seria titular independentemente disso, uma vez que Herrera vem atravessando um momento melhor e assumiu a condição de titular após marcar três gols na vitória de 4 a 2 sobre o São Paulo na estreia no Brasileirão.
Pelo que se tem visto no período de treinos na Granja Comary, o esboço do time do Botafogo para o jogo contra o Cruzeiro é o seguinte: Renan (Milton Raphael), Lucas, Fábio Ferreira, Brinner e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos (Jadson), Renato, Fellype Gabriel, Vítor Júnior e Maicosuel; Herrera. O elenco ainda treina na Granja Comary neste sábado e depois a delegação retorna para o Rio de Janeiro. O domingo será de folga para os jogadores, que se reapresentam na segunda-feira, quando Oswaldo deverá ter uma noção melhor de quem poderá escalar diante dos mineiros.
Fora de campo o clube deverá confirmar na próxima segunda-feira a contratação do lateral esquerdo Lima, que foi liberado pelo Internacional para negociar com os dirigentes botafoguenses. Outros jogadores também estão negociando com o Glorioso, mas os nomes têm sido mantidos em sigilo por determinação do presidente Maurício Assumpção para evitar especulações. A ideia dos dirigentes é anunciar a contratação de algum jogador que possa causar um forte impacto junto aos torcedores e aumentar a confiança do grupo.