Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Botafogo mira contratação de Muriqui e Marcus Túlio Tanaka

Por Da Redação 13 dez 2011, 15h14

A diretoria do Botafogo costuma agir em silêncio quando o assunto envolve a contratação de reforços. Foi assim que o clube conseguiu seus principais jogadores em 2011, como o volante Renato e o meia Elkeson. Agora, o Alvinegro está no mercado, só que alguns nomes que estão nos planos da diretoria carioca já começaram a vazar para os torcedores.

O primeiro deles é do atacante Muriqui, que sempre foi tratado como promessa no Vasco, teve grande passagem pelo Atlético-MG e este ano foi considerado a grande estrela do Campeonato Chinês, defendendo o Guangzhou Evergrande.

O jogador vem sendo tratado pela diretoria como uma prioridade. Com apenas 25 anos, o atleta pode atuar tanto no ataque, caindo pelos lados do campo, como na função de apoiador, auxiliando na criação de jogadas. Além disso, o técnico Oswaldo de Oliveira já deu o aval para que o atleta seja contratado, pois pretende montar um time veloz em 2012.

O impasse agora é a maneira como o Botafogo vai agir para contratar o jogador, que tem vínculo com o Guangzhou Evergrande até 2014 e uma multa rescisória de cerca de R$ 10 milhões. Os chineses não admitem negociá-lo, pois além de campeão, foi artilheiro do torneio local e eleito o craque da competição. Mesmo assim, existe o otimismo por parte dos botafoguenses, pois o jogador quer retornar ao Brasil e tem ótimo relacionamento com a diretoria do clube asiático.

Caso não consiga um empréstimo, o Botafogo admite a compra em definitivo de seus direitos federativos e conta para isso com um investidor, que foi mesmo que ajudou o Glorioso a levar a melhor sobre o Fluminense na negociação com o Vitória para contar com o meia Elkeson.

Outro jogador que conta com o aval de Oswaldo de Oliveira e está perto de ser anunciado é o zagueiro Marcus Túlio Tanaka, do Nagoya Grampus, do Japão. O defensor brasileiro naturalizado japonês quer retornar ao Brasil, porque sua mulher já não deseja mais ficar morando no exterior.

Aos 30 anos, o atleta tem 43 jogos pela seleção japonesa, onde marcou oito gols e disputou a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. O atleta foi revelado nas categorias de base do Mirassol, mas se transferiu muito cedo para o país asiático, onde tem status de ídolo. As bases salarias com o Alvinegro estão acertadas e o anúncio deverá acontecer nos próximos dias, pois seu contrato no Japão se encerra em 31 de dezembro e não haverá necessidade de pagamento de multa rescisória.

A zaga é considerada uma posição carente no Botafogo, que atualmente conta apenas com Antônio Carlos e Brinner, contratado do Paraná Clube para o setor. Fábio Ferreira também deverá permanecer, mas ainda não assinou contrato de maneira oficial. Gustavo, o outro atleta à disposição do treinador para a zaga, ainda não foi avaliado por Oswaldo de Oliveira e pode acabar deixando General Severiano.

Continua após a publicidade
Publicidade