Clique e assine a partir de 9,90/mês

Bolt conquista o tri olímpico nos 200m – e segue fazendo história

Raio jamaicano ganha a sua 8ª medalha de ouro em Jogos e cumpre a segunda parte de seu objetivo na Rio-2016. Agora, só falta o tri no revezamento 4x100m

Por Da redação - Atualizado em 19 ago 2016, 13h34 - Publicado em 18 ago 2016, 22h38

Usain Bolt segue fazendo história na Rio-2016. A lenda jamaicana sobrou na prova dos 200m e levou mais um ouro olímpico. Mais do que isso: se tornou o primeiro atleta a vencer a prova por três Olimpíadas seguidas. Foi o segundo tricampeonato olímpico conquistado por Bolt no Rio, depois da vitória nos 100m. No total, é a oitava medalha de ouro do jamaicano em Jogos.

Com a vitória, Bolt fica a um passo de cumprir o objetivo que traçou para a Rio-2016 – conquistar o tri nos 100m, nos 200m e no revezamento 4x100m. Em entrevista a VEJA antes dos Jogos, o jamaicano afirmou que, se conseguisse isso, seria grande como “Pelé e Muhammad Ali”.

Desta vez, não teve riso nem brincadeira. Com a pista molhada pela chuva, Bolt correu sério e cruzou a linha de chegada em 19s78 – o mesmo tempo da semifinal. Companheiro de risadas do jamaicano, o canadense Andre de Grasse ficou com a prata, com 20,02s. E o bronze ficou com o francês Cristophe Lemaitre, aos 20,12s.

Leia também:
É ouro! Dupla brasileira garante medalha na vela
Nadadores admitem que não houve roubo, diz polícia do Rio
Isaquias Queiroz conquista bronze na canoagem

Antes da prova, Bolt esbanjava confiança, sorrindo para a câmera e mandando recados na apresentação. O jamaicano largou bem e, logo na curva, já estava em vantagem visível em relação aos demais competidores, para delírio do público no Engenhão, que torcia em peso para o “raio”.

Continua após a publicidade

Mais leve após a conquista, Bolt voltou a ser o brincalhão de sempre: reverenciou o público, correu com uma bandeira do Brasil, tirou selfies com torcedores e dançou. Depois, se ajoelhou e beijou a linha de chegada. O jamaicano encerrou o seu show particular fazendo a tradicional pose de raio – para a alegria do público e dos fotógrafos.

Publicidade