Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bola protagonizará filme de animação do México dedicado ao Mundial de 2014

O filme mexicano de animação “El reino de las cosas” (O reino das coisas, em tradução livre), que vai estrear na véspera do Mundial de futebol Brasil-2014, começou a ser rodado no oeste do México, tendo como protagonista “Poncho, a Bola”, informaram nesta quinta-feira seus produtores.

“Nossa idéia é lançá-lo em dezembro de 2013, pouco antes do Mundial do Brasil”, disse à imprensa o produtor mexicano René Castillo, que com seu curta-metragem de animação, “Até os ossos”, conquistou prêmios nos festivais de Havana, Annecy (França) e Huesca (Espanha).

O personagem de “Poncho, a Bola” surgiu em uma série de curta-metragens para a televisão realizada no México antes do Mundial da Alemanha-2006, que narrava a história de uma velha e gasta bola de futebol cujo sonho era ser protagonista da final da Copa do Mundo, explicou o produtor.

“‘Poncho, a Bola’ gosta que a chutem, nunca se rende”, explicou Castillo. Na produção participarão as empresas mexicanas Kaxan e Mandaraka, assim como a brasileira Momo.

O filme, que terá versão em terceira dimensão (3D), conta com a assessoria de Carlos Cuarón, roteirista de sucessos do cinema mexicano, como “E sua mãe também” (2001, indicado ao Oscar de melhor roteiro) e “Rudo e Cursi” (2008).

Uma equipe de 120 pessoas trabalha nos desenhos do filme em estúdios de animação por computador em Guadalajara (oeste), a segunda maior cidade do México, onde existe uma rede de empresas dedicadas a produções animadas, que são utilizadas por grupos mexicanos e americanos.