Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Blatter reforça promessa de revelar documentos do Caso ISL neste mês

O presidente da Fifa Joseph Blatter reforçou a sua promessa de revelar os documentos sobre a falência da empresa International Sport and Leisure, parceira da entidade e acusada de fazer parte de um grande esquema de propina entre os dirigentes, neste mês. A polêmica acabou sendo chamada de ‘Caso ISL’ e ainda não foi revelada ao público por questões legais e judiciais.

No final do ano passado, o Supremo Tribunal de Zug, na Suíça, exigiu que Blatter liberasse os comprometedores documentos para que as autoridades pudessem concluir as investigações sobre a falência da empresa. No entanto, algumas pendências impediram sua averiguação e o processo acabou sendo paralisado.

‘Venho tentando liberar este dossiê da ISL há algum tempo. Eu estaria pronto para fazer isso hoje, se o tribunal permitisse. Se não houver objeções legais novamente, acredito que isso possa acontecer no final de janeiro’, disse o presidente da Fifa, em entrevista à revista alemã Kicker.

Segundo a rede britânica BBC, a documentação que é mantida em sigilo por Blatter poderá revelar uma rede de propinas e comissões financeiras que eram pagas por acordos fechados com a ISL. Os documentos citariam nomes de peso nos bastidores do futebol mundial e os brasileiros Ricardo Teixeira e João Havelange poderiam estar envolvidos nas denúncias.