Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bilbao encara Sporting mirando ‘marcar’ a temporada do clube

A temporada 2011/12 já ficou marcada na cabeça dos torcedores do Athletic Bilbao, seja pelas duas vitórias diante do poderoso Manchester United, tanto fora quanto dentro de casa, ou pelas exibições dignas de elogios por todo o mundo, exaltando a qualidade do toque de bola dos comandados de Marcelo Bielsa. Nesta quinta, porém, os alvirrubros recebem o Sporting, às 16h05 (de Brasília), precisando de uma vitória simples para conseguir um feito que não se repete há quase 20 anos: chegar à final de dois campeonatos na mesma temporada.

A última vez que o fato ocorreu não necessitou nem de uma partida decisiva para que o time erguesse um dos troféus, mas o desempenho de 83/84, com as conquistas da Copa do Rei e do Espanhol certamente está gravado nas lembranças de cada um dos aficionados frequentadores do estádio San Mamés.

Já classificado à final do torneio de mata-mata nacional, pelo qual encara o Barcelona, no dia 25 de maio, os bascos tentam chegar à decisão da Liga Europa. Para isso, precisam derrotar os portugueses por um simples 1 a 0. Caso levam gol, terão de sair com um triunfo por dois gols ou mais de diferença, já que acabaram perdendo por 2 a 1 no jogo de ida.O treinador argentino quer a vaga para, além de tudo isso, retribuir o carinho recebido pela torcida. ‘Vamos manter o nosso estilo, independentemente que isso aconteça. O apoio da torcida vem sendo incondicional, e tenho certeza que continuará sendo qualquer que seja o resultado. Espero deixá-los felizes’, comentou.

No embate, que contará com arquibancadas lotadas, Bielsa não encontrará problemas para escalar seu ofensivo time. ‘Temos é de nos concentrar em reverter logo, fazer o primeiro gol no início. Dessa forma poderemos ficar mais tranquilos’, alertou o lateral direito e capitão dos garotos, Iraola.

Do outro lado, a expectativa é a de salvar uma temporada horrível em termos de campeonato nacional. Com apenas 53 pontos, os Leões ficaram muito distantes da briga pelo título e quase tiveram uma vaga na próxima Liga Europa ameaçada. O desempenho recente, porém, principalmente após a classificação sobre o Manchester City, garantiu a quarta colocação.

Com os brasileiros Xandão e Anderson Polga garantidos como dupla de zaga, a única dúvida do técnico Ricardo Sá Pinto é sobre o possível retorno de Jeffrén ao time, que ocasionaria a saída de Capel. ‘Não sabemos jogar para empatar. Vamos para Bilbao com o objetivo de ganhar’, atestou o treinador.

FICHA TÉCNICA

ATHLETIC BILBAO x SPORTING

Local: Estádio San Mamés, em Bilbao (Espanha)

Data: 26 de abril de 2012, quinta-feira

Horário: 16h05 (de Brasília)

Árbitro: Martin Atkinson (Inglaterra)

Assistentes: Michael Mullarkey e Stephen Child

ATHLETIC BILBAO: Iraizoz; Iraola, Amorebieta, Ekiza e Aurtenetxe; Ander (Mikel San José), Iturraspe e Óscar De Marcos; Susaeta, Muniain e Llorente

Técnico: Marcelo Bielsa

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Xandão, Anderson Polga e Insúa; Schaars, Carriço, Diego Capel (Jeffren) e André Martins; Izmailov e Wolfswinkel

Técnico: Ricardo Sá Pinto