Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bernardinho sente “momento de dúvida”, mas prevê luta por medalha

O sexto lugar na última edição da Liga Mundial, pior performance do Brasil sob o comando de Bernardinho no torneio, colocou o prestígio da Seleção em xeque antes dos Jogos Olímpicos de Londres. Ao desembarcar na capital britânica na tarde desta segunda-feira, o técnico Bernardinho admitiu o contexto de questionamento, mas apostou na luta por um lugar no pódio.

‘Com experiência, você pensa e vê as coisas de forma diferente. Tivemos mais vitórias que derrotas e temos que usar a experiência nesse momento de dificuldade, de desafio, de dúvidas, de questionamento. Se soubermos usar a experiência de forma correta, pode ser um fator de reversão’, declarou.

Na gestão de Bernardinho, iniciada em 2001, a Seleção Brasileira também ficou fora do pódio da edição de 2008 da Liga Mundial ao terminar na quarta colocação. Ao falar sobre o momento delicado da equipe, ele lembrou o torneio que antecedeu a prata nos Jogos Olímpicos de Pequim.

‘O Brasil certamente vai se inserir no grupo que está brigando por medalha, não tenho dúvida disso. Em 2008, perdemos a Liga Mundial em casa, por exemplo. Temos que aprender com essas lições, seguir em frente e fazer o nosso melhor. Nossa única obrigação aqui é fazer o nosso melhor, o que não conseguimos na Liga Mundial e nos deixou bastante frustrados’, disse.

Além da decepção na Liga Mundial, o Brasil perdeu alguns jogadores por lesão, entre eles Giba, já recuperado. Em meio ao clima de desconfiança, o time nacional ainda caiu em um grupo difícil na primeira fase dos Jogos de Londres, formado por Rússia, Estados Unidos, Sérvia, Alemanha e Tunísia, rival da estréia.

‘Na minha opinião, são cinco times com reais condições de terminar entre os quatro primeiros que se classificam. Apenas a Tunísia é um pouco menos qualificada. Nosso primeiro objetivo é passar para as quartas, se possível em uma melhor classificação para evitar os mais fortes do outro grupo, em tese Polônia e Itália’, declarou Bernardinho.

O treinador marcou o primeiro treinamento da Seleção Brasileira em território britânico já para a noite desta segunda-feira. A estreia do time nacional nos Jogos Olímpicos de Londres será no próximo dia 29 de julho, diante da Tunísia, o adversário mais fraco da chave.