Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bellucci salva 6 match points, mas perde em estreia

Por AE

Madri – Thomaz Bellucci jogou bem, mostrou poder de reação nesta terça-feira, mas não conseguiu resistir ao bom momento do francês Richard Gasquet no circuito. O brasileiro chegou a salvar seis match points antes de ser derrotado, de virada, por 4/6, 6/4 e 7/6 (7/5), logo em sua estreia no Masters 1000 de Madri.

Com a derrota, o número 1 do Brasil não conseguiu repetir a grande campanha de 2011, quando chegou às semifinais, e ficou mais distante dos Jogos Olímpicos de Londres. Atualmente na 69ª posição do ranking, Bellucci precisa defender bons pontos em Roland Garros para ficar entre os 75 primeiros da lista da ATP e garantir uma vaga na chave olímpica.

Nesta terça, Bellucci começou melhor no saibro azul de Madri e, sem ter o saque ameaçado, faturou uma quebra e venceu o set inicial. Gasquet reagiu na segunda parcial e equilibrou o duelo ao devolver a quebra no último game e o placar de 6/4.

O francês manteve o embalo no terceiro e levou mais perigo ao saque do brasileiro, quebrado mais uma vez no sexto game. Bellucci, porém, não desanimou. E, mesmo pressionado pelo rival, que sacava para fechar o jogo, salvou três match points em sequência e devolveu a quebra em um duro game. O brasileiro chegou a salvar um quarto match point quando sacava para encaminhar o set para o tie-break.

Na disputa dos pontos decisivos, o brasileiro teve início mais consistente, com bom volume no fundo de quadra e melhor preparo físico que o rival. Contudo, cometeu dois erros em sequência e viu Gasquet passar à frente no placar. Bellucci salvou ainda mais dois match points antes do ponto final do francês, após 2h43min de partida.

Apesar da derrota, o brasileiro registrou boas estatísticas em sua primeira partida após duas semanas parado, por conta de uma lesão no abdômen. Ao todo, registrou 48 bolas vencedoras, contra 31 de Gasquet. Os golpes decisivos custaram 46 erros não forçados, diante de 30 do rival. O francês enfrentará na segunda rodada o sérvio Viktor Troicki.

Ainda nesta terça-feira, o argentino Juan Martín Del Potro confirmou o favoritismo sobre o alemão Florian Mayer e venceu por 6/4 e 6/2. Seu próximo adversário será o russo Mikhail Youzhny.

Já David Nalbandian se despediu de Madri logo na primeira rodada. O argentino foi derrotado pelo canadense Milos Raonic por duplo 6/4. Raonic terá pela frente o suíço Roger Federer, número 3 do mundo.

Também avançaram nesta terça os franceses Gilles Simon e Gael Monfils, o austríaco Jurgen Melzer, o ucraniano Alexandr Dolgopolov, o croata Marin Cilic, o italiano Andreas Seppi, o suíço Stanislas Wawrinka e o checo Radek Stepanek.