Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bellucci derrota búlgaro com dois tie-breaks e busca o bi em Gstaad

O brasileiro Thomaz Bellucci deu mais uma prova de que voltou a viver boa fase no circuito profissional de tênis e se classificou neste sábado à final do ATP 250 de Gstaad. Campeão do torneio em 2009, o tenista paulista conseguiu a vaga ao derrotar o búlgaro Grigor Dimitrov por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-3) e 7/6 (7-5).

Geralmente criticado por apresentar instabilidade psicológica durante suas partidas, Bellucci mostrou força mental para conseguir a vaga na final após vencer dois sets decididos apenas no tie-break. Ele chegou a desperdiçar três match points, mas não desperdiçou sua quarta chance de fechar a partida e avançou à decisão.

Semifinalista do ATP 250 de Stuttgart na última semana, Bellucci pode lutar pelo título justamente com seu algoz no torneio alemão: o sérvio Janko Tipsarevic. Cabeça de chave 1 em Gstaad, ele enfrenta o francês Paul Henri-Mathieu na outra semifinal da competição austríaca.

Bellucci vive uma fase de recuperação no circuito profissional. Após uma lesão e eliminações precoces nos principais torneios do ano – ele caiu na primeira rodada em Roland Garros e Wimbledon – o brasileiro decidiu jogar o Challenger de Braunschweig para ganhar confiança. E a estratégia deu certo.Além de subir no ranking mundial com o título do torneio de nível mais fraco na Alemanha, Bellucci voltou a jogar bem às vésperas dos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Com a semifinal em Stuttgart, conseguiu saltar para a 60colocação na lista da ATP (chegou a ser o 80após o mau momento no ano) e ganhou embalo para jogar na Áustria.

O ATP 250 de Gstaad de 2009 foi o primeiro título de Thomaz Bellucci em torneios de primeiro escalão do circuito profissional. No ano seguinte, ele também venceu o ATP 250 de Santiago. Seu currículo conta ainda com o vice-campeonato do ATP 250 da Costa do Sauípe no mesmo ano em que venceu o torneio austríaco.