Clique e assine a partir de 9,90/mês

Bayern provoca Juventus com cartaz mas recebe críticas por suposta alusão ao nazismo

Na imagem, o clube alemão colocou uma linha de trem em direção ao estádio Allianz Arena e a frase "aqui é o final", gerando interpretações de que a ferrovia seria uma associação aos trilhos de Auschwitz, campo de concentração nazista

Por Da Redação - 16 mar 2016, 13h22

A rivalidade entre Bayern de Munique e Juventus, que irão disputar à tarde uma das vagas das quartas de final da Liga dos Campeões, tomou proporções ainda maiores por um cartaz provocativo – publicado na manhã desta quarta-feira pelo clube alemão no Twitter – que gerou revolta nas redes sociais por supostamente fazer associação ao nazismo e ao holocausto.

Na montagem, um trilho de trem vai em direção ao estádio do Bayern, Allianz Arena, e na linha de chegada aparece riscada em vermelho a frase em italiano que remete à campanha da Juventus na última temporada da competição, “fino alla fine”, que significa “até o fim”. Acima, de forma imponente e com a imagem do goleiro Neuer, o Bayern provoca: “aqui é o final”.

Vários torcedores da equipe italiana e demais usuários responderam indignados com a hashtag #viaibinarinazisti (“não aos trilhos nazistas”, em tradução literal), promovida pelo jornal italiano Tuttosport, que ainda comparou a montagem do Bayern com os trilhos de trem de Auschwitz, famoso campo de concentração localizado na Polônia usado pelo regime nazista para escravizar e exterminar judeus.

Em entrevista ao diário italiano, o vice-presidente da comunidade hebraica de Roma, Ruben Della Rocca, declarou repúdio à publicação do clube alemão: “Um erro como este é inaceitável para um clube como o Bayern. Não quero pensar que isso foi feito de má-fé. Sou torcedor declarado da Roma, mas hoje quero que a Juventus ganhe especialmente após esse grande erro do Bayern”, disse Della Rocca.

Continua após a publicidade

Logo após postar o cartaz, o Bayern de Munique apagou a publicação. Horas depois uma nota oficial da equipe foi divulgada na mesma conta do Twitter: “Infelizmente, nosso pôster do jogo foi interpretado como a representação de eventos históricos, o que jamais foi nossa intenção. Se magoamos os sentimentos de torcedores da Juventus em particular ou de qualquer outra torcida, pedimos sinceras desculpas. Nossa intenção com a imagem foi destacar o aspecto esportivo do jogo desta noite pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, no qual um dos times terá que deixar a competição”, explicou o clube em comunicado.

(Da redação)

Publicidade