Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Basquete: Flamengo derrota Botafogo e chega à final do NBB

Na decisão, clube carioca enfrentará o Franca, que passou pelo Mogi na outra chave

O Flamengo chegou à decisão do Novo Basquete Brasil (NBB) ao bater o Botafogo por 90 a 75, no Ginásio Oscar Zelaya, pelo quarto jogo das semifinais. Com isso, a equipe comandada por Gustavo de Conti fechou a série em 3 a 1 e buscará seu sexto título nacional diante do Franca, que eliminou o Mogi na outra chave.

A primeira partida da decisão está marcada para domingo, 19, às 10h45, no ginásio do Maracanãzinho. O campeão será conhecido em uma melhor de cinco, com o segundo (quinta-feira, 23) e terceiro (sábado, 25) jogos ocorrendo no Pedrocão. O quarto e quinto confrontos, se necessários, serão no Rio e em Franca, respectivamente.

Apesar da derrota, o cestinha da partida foi Jamaal, do Botafogo, com 33 pontos. Também pela equipe mandante, Cauê foi o líder de assistências, com 7. Já pelo lado vencedor, Marquinhos foi o principal destaque, com 23 pontos, 5 assistências e 4 rebotes. Com maior investimento e opções, o Flamengo conseguiu rodar o time nos momentos de dificuldade e, com boa produção dos jogadores que saíram do banco, como Davi (12 pontos) e Anderson Varejão (11), se garantiu na decisão.

A partida ficou paralisada em dois momentos. No terceiro quarto, quando um copo foi arremessado na direção do banco do Flamengo pela torcida do Botafogo – após muita confusão para identificar o torcedor, o jogo foi reiniciado. Já na última parcial, o problema foi com a iluminação do ginásio, quando alguns refletores se apagaram.

Diante da repercussão negativa ao longo dia, os torcedores do Botafogo não levaram as faixas com a mensagem “Fogo neles” que haviam sido produzidas para a festa. A frase foi considerada inadequada por possivelmente remeter ao recente incêndio no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, que matou 10 jovens e deixou outros três feridos.

(Com Gazeta Presa e Estadão Conteúdo)