Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Base da Taça Jules Rimet é achada em porão da Fifa

Peça foi retirada do troféu em 1954, antes de o Brasil conquistá-lo de forma definitiva - e depois perdê-lo, em um furto na sede da CBF

Uma peça do troféu original da Copa do Mundo, a Taça Jules Rimet, foi encontrada e vai ser exibida no novo museu da Fifa. Um membro da entidade encontrou a base de pedra da Jules Rimet no mês passado em um porão, na sede da Fifa, segundo contou David Ausseil, diretor criativo do museu, nesta terça-feira. “É como encontrar uma múmia egípcia. Não se pode colocar preço, porque é uma joia da família.” A peça foi retirada da taça em 1954, bem antes de a Jules Rimet ser roubada na sede da CBF. em 1983.

Leia também:

Taça Jules Rimet é roubada no Rio

A peça, uma base octogonal azul, tem dez centímetros, e é feita de lápis-lazúli, segundo disse Ausseil. Ela carrega os nomes dos vencedores das quatro primeiras edições da Copa, entre 1930 e 1950, com dois títulos do Uruguai (1930 e 1950) e outros dois da Itália (1934 e 1938). Ausseil explicou que o troféu recebeu uma nova base antes do torneio de 1954, vencido pela Alemanha Ocidental.

A estatueta de ouro foi entregue permanentemente ao Brasil depois que a seleção ganhou o seu terceiro título mundial, em 1970, no México, mas foi roubada em 1983 e derretida por um criminoso argentino. “Nós pensávamos que a base havia sido perdida no Brasil”, disse Ausseil. O diretor fez a revelação durante visita ao local da construção do museu, no centro de Zurique. O Museu do Futebol Mundial, com três andares, está programado para ser aberto em março de 2016.

Pelé posa com a taça Jules Rimet em 1970 para a revista Placar Pelé posa com a taça Jules Rimet em 1970 para a revista Placar

Pelé posa com a taça Jules Rimet em 1970 para a revista Placar (/)

(Com Estadão Conteúdo)