Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Barcelona vence título na despedida de Pep Guardiola

Time catalão conquistou a Copa do Rei com um 3 a 0 sobre o Athletic de Bilbao. Lionel Messi marcou o primeiro e superou em gols a melhor temporada de Pelé

O elenco do Barcelona deu um presente a Pep Guardiola e conquistou, nesta sexta-feira, a Copa do Rei, no último jogo do técnico no comando da equipe catalã. O título veio com uma vitória incontestável por 3 a 0 sobre o Athletic Bilbao na final, disputada no estádio Vicente Calderón, em Madri.

O triunfo da equipe catalã sobre o time treinado por um dos mentores de Guardiola, o técnico argentino Marcelo Bielsa, foi tranquila. Com um gol de Messi e dois de Pedro, o Barcelona resolveu a disputa ainda no primeiro tempo. Na etapa final, a equipe valorizou a posse de bola e deu poucas chances para o adversário.

Dessa forma, Guardiola deixa o comando do Barça com a marca de 14 títulos conquistados desde o início da temporada 2008/2009. “Sinto que deixei algumas coisas boas para trás no clube e que outros vão continuar o bom trabalho”, disse o ex-jogador da seleção espanhola após o jogo. Muito festejado pelos seus comandados durante a comemoração, Guardiola foi modesto ao falar sobre sua importância para o time: “Sou apenas parte do processo”.

Superclássico – O resultado assegurou dois clássicos espanhóis já no início da próxima temporada. Campeão da Copa do Rei, o Barcelona enfrentará o Real Madrid, campeão espanhol, em jogos de ida e volta, na decisão da Supercopa da Espanha, em agosto.

Messi – Quem também teve motivos para comemorar foi o argentino Lionel Messi. Com o gol marcado na final, o camisa dez do Barcelona superou ninguém menos que Pelé e se tornou o maior artilheiro da história em uma mesma temporada. Messi alcançou a marca de 78 gols na temporada, desbancando os 77 anotados pelo brasileiro em 1958, ano em que Pelé venceu a Copa do Mundo. Os números incluem gols marcados pelas respectivas seleções, em amistosos e competições oficiais.

(Com Agência Estado)