Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Barcelona homenageia Cruyff em jogo contra o Real com mensagem na camisa: ‘Obrigado, Johan’

Clube também prepara um mosaico gigante na arquibancada em memória ao ídolo, morto na semana passada

O Barcelona revelou nesta sexta-feira a camisa especial que seus atletas usarão para homenagear o ídolo Johan Cruyff, morto na semana passada, no clássico contra o Real Madrid, neste sábado, no Camp Nou.

O modelo terá a frase “Gràcies, Johan” (Obrigado, Johan, em catalão) gravada na região do peito. A mensagem substituirá o emblema de campeão do mundo, que habitualmente ocupa o espaço desde que o Barcelona venceu o River Plate no Japão, em dezembro.

Leia também:

Cruyff, o pai do futebol moderno

Pelé, Maradona e Messi reverenciam legado de Cruyff

Cruyff iniciou revolução no Barcelona e no futebol

Também será montado um mosaico gigante na arquibancada, com 90.000 cartolinas, com a mesma mensagem e uma camisa 14, o número eternizado por Cruyff. O meia Andrés Iniesta afirmou que a memória do holandês motiva o time para o clássico. “A melhor homenagem é fazer tudo o que ele nos ensinou. Queremos ganhar para dedicar a vitória a ele.”

Cruyff, que morreu no último dia 24 aos 68 anos, vítima de câncer de pulmão, foi um dos maiores craques de todos os tempos e uma lenda no Barcelona. Atuou pelo clube catalão de 1973 a 1978 e retornou como treinador entre os anos de 1988 e 1996.

Nesse período, estabeleceu a filosofia que norteia o time desde então, com troca de passes rápidos e a valorização extrema da posse de bola. Em 1992, sua equipe, conhecida como “Dream Team” (time dos sonhos, em inglês), conquistou a primeira Liga dos Campeões da história do clube.

(da redação)