Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Barça volta a acreditar no título e espera novo tropeço do Real

Por Lluis Gene - 9 abr 2012, 17h01

O Barcelona, que reduziu para quatro pontos a diferença para o líder Real Madrid, volta a acreditar na defesa do seu título nacional no momento de enfrentar o Getafe (10º), nesta terça-feira pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol, e espera mais um tropeço do rival, que disputa o clássico da capital contra o Atlético, nesta quarta-feira.

No último domingo, o Real empatou sem gols com o Valencia, encerrando uma sequência de 41 partidas na qual marcava pelo menos um gol, deixando o time catalão encostar após a goleada sobre o Zaragoza por 4 a 1 no sábado.

Em março, a equipe comandada pelo técnico português José Mourinho chegou a liderar com dez pontos de vantagem sobre o Barcelona, mas desde então empatou com Málaga (1-1), Villarreal (1-1) e na última rodada com o Valencia.

A sete rodadas do fim do campeonato e com o clássico Real-Barça marcado para o dia 22 de abril os catalães voltam a ter chances reais de conquistar pela quarta vez consecutiva o título da Liga Espanhola, que o próprio técnico Josep Guardiola dava como perdido há poucas semanas.

Publicidade

Mesmo assim, o Barcelona precisa encarar com cautela o duelo desta terça-feira contra o Getafe, que foi o primeiro time a derrotá-lo na competição, no 26 de novembro, com uma vitória em casa por 1 a 0 que acabou com uma invecibilidade de mais de seis meses dos catalães.

Além disso, Guardiola não poderá contar com o lateral brasileiro Daniel Alves, nem com o zagueiro Gerard Piqué, ambos machucados.

Apesar desses desfalques, o Barça conta com a grande fase do craque argentino Lionel Messi, que já soma 60 gols marcados em todas as competições que disputou na temporada.

Com o apoio da sua torcida no Camp Nou, os catalães terão a oportunidade de colocar ainda mais pressão sobre o Real, já que poderão reduzir para apenas um ponto a vantagem do rival em caso de vitória sobre o Getafe.

Publicidade

O time ‘Merengue’ terá um jogo em teoria muito mais difícil que o Barça, já que enfrenta o Atlético de Madri para o clássico da capital, no campo do adversário, o estádio Vicente Calderón.

O Real não perde há 22 partidas para o time ‘colchonero’, mas os comandados do técnico argentino Diego Simeone estão cheios de moral por ter se classificado para as semifinais da Liga Europa na última quinta-feira.

O Atlético não poderá contar com o zagueiro brasileiro Miranda, nem com Eduardo Salvio e Mario Suárez, todos suspensos após a derrota por 2 a 0 para o Levante, no último domingo.

Na luta para definir as vagas apra a próxima edição da Liga dos Campeões, o Valencia (3º) recebe o Rayo Vallecano (12º) e o Levante (4º) visita lanterninha Sporting Gijón, enquanto o Málaga (5º) enfrenta o Villareal (17º).

Publicidade

— Programação da 33ª rodada do Campeonato Espanhol (horário de Brasília):

– Terça-feira:

(15h00) Osasuna – Espanyol

Real Sociedad – Betis

Publicidade

(16h00) Barcelona – Getafe

– Quarta-feira:

(15h00) Granada – Athletic

Sporting – Levante

Publicidade

Valencia – Rayo

(17h00) Atlético de Madri – Real Madrid

– Quinta-feira:

(15h00) Villarreal – Málaga

Publicidade

(16h00) Racing – Mallorca

(17h00) Sevilla – Zaragoza

Classificação:

Publicidade