Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Barça quer final da Copa do Rei no Santiago Bernabéu

Por AE

Madri – Barcelona e Real Madrid estão prestes a travar mais uma batalha. Desta vez, porém, o confronto não é dentro de campo, mas sim a respeito dele. Classificado para a final da Copa do Rei contra o Athletic de Bilbao, o clube catalão, assim como a equipe basca, deseja que a decisão seja no Santiago Bernabéu. Os madrilenhos não admitem tal possibilidade.

Nesta segunda-feira, Barcelona e Athletic de Bilbao se reuniram com a Real Federação Espanhola de Futebol, na sede desta, e sugeriram que a final aconteça no Santiago Bernabéu, não indicando outra possibilidade. Agora é a Federação que tem que convencer o Real Madrid a emprestá-lo. Também foi combinado que o prazo para uma definição é de 10 dias.

O jogo está previamente marcado para o dia 25 de maio, mas será antecipado para o dia 20 caso o Barcelona não dispute a final da Liga dos Campeões. Como o Campeonato Espanhol já terá chegado ao fim, o Real Madrid pretende aproveitar para realizar algumas reformas em seu estádio. Há ainda o temor de que, se o jogo acontecer no dia 20, coincida com uma hipotética festa dos madrilenhos depois da final da Liga dos Campeões, marcada para um dia antes.

O interesse de bascos e catalães pelo estádio do Real Madrid se dá pela capacidade de público: 85 mil torcedores. Tradicionalmente a cota (e a renda) é dividida em três: clubes e federação. Há ainda a preocupação com a segurança, maior caso a final aconteça na capital do país. O Vicente Calderón, outro grande estádio de Madri, já tem contrato para receber um show internacional no dia 20.

Outra possibilidade, o Estádio Mestalla, em Valência, já recebeu as duas últimas decisões da Copa do Rei e tem uma capacidade de público bem menor: 52 mil espectadores.