Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Barça a um passo das quartas da ‘Champions’, Lyon na mira da zebra Apoel

Barcelona e Lyon são favoritos dos seus confrontos desta quarta-feira pelas partidas de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, após o time catalão ter derrotado o Bayer Leverkusen por 3 a 1 na Alemanha, enquanto os franceses venceram ‘apenas’ por 1 a 0 em casa diante do surpreendente Apoel Nicósia, de Chipre.

O Barça não deve enfrentar muitos problemas para se classificar para as quartas, já que contará com o apoio da sua torcida no Nou Camp, num jogo que pode até perder por 2 a 0.

Já o Lyon joga pelo empate, mas espera um duelo muito mais difícil em Chipre diante do Apoel, grande revelação da competição, que terminou na liderança da sua chave na fase de grupos, ao eliminar times de tradição como o Porto ou o Shakhtar Donetsk.

Praticamente fora da briga pelo título no Campeonato Espanhol por estar 10 pontos atrás do líder Real Madrid, o Barça fez da ‘Champions’ seu principal objetivo da temporada.

Para isso, o técnico Josep Guardiola conta com a volta do craque argentino Messi, artilheiro da competição com sete gols marcados em sete partidas, que desfalcou a equipe por cumprir suspensão na vitória por 3 a 1 sobre o Sporting Gijón no último sábado.

‘Pep’ não poderá escalar o lateral francês Eric Abidal, que deve ser substituído pelo brasileiro Adriano.

“Todo mundo fala que vamos vencer com facilidade, mas isso não existe no futebol, muito menos na Europa, teremos que lutar para conquistar a vaga”, avisou o treinador.

O time alemão vem de uma grande vitória por 2 a 0 sobre outro ‘gigante’ do futebol europeu, o Bayern de Munique, nó último sábado pela Bundesliga, mas precisará de um milagre para superar os catalães.

O Bayer não vence fora de casa na Liga dos Campeões desde outubro de 2002, enquanto o Barça não perde no Camp Nou em competições europeias desde 2009.

Já os cipriotas do Apoel, que contam com seis brasileiros no seu elenco, ainda podem sonhar com a classificação histórica para as quartas.

“É a primeira vez que um time cipriota chega a este nível. É uma grande honra para o nosso futebol. O Apoel está dando uma ótima imagem do nosso país”, afirmou Haris Loizides, vice-presidente da Federação Cipriota de Futebol.

Apesar de favorito, o Lyon passa por um momento complicado no Campeonato Francês, no qual ocupa apenas a sétima posição após sua derrota por 2 a 0 contra o modesto Nancy, no último sábado.

O técnico Remi Garde terá outra dor de cabeça com o desfalque do zagueiro croata Dejan Lovren, que pode abrir brechas para os brasileiros Aílton e Manduca, responsáveis pela maioria das jogadas ofensivas do Apoel, tendo marcado juntos cinco dos seis gols da equipe cipriota na competição.

Partidas desta quarta-feira pelas oitavas de final da Liga dos Campeões (às 16h45 no horário de Brasília):

Barcelona (ESP) – Bayer Leverkusen (ALE) (ida: 3-1)

Possíveis escalações:

Barcelona : Valdes – Alves, Puyol, Mascherano (ou Piqué), Adriano – Xavi Hernandez, Busquets, Iniesta – Cuenca (ou Pedro), Messi, Fabregas

Bayer Leverkusen : Leno – Castro, Schwaab, Toprak, Kadlec – Augusto, Reinartz, Lars Bender, Schürrle – Derdiyok, Kiessling

Árbitro: M. Moen (NOR)

Apoel Nicósia (CHP) – Lyon (FRA) (ida: 0-1)

Apoel Nicósia: Chiotis – Poursaitidis, Oliveira, Paulo Jorge, Boaventura – Sousa, Morais – Charalambides, Marcinho, Manduca – Aílton

Lyon (FRA): Lloris – Réveillère, B. Koné, Cris, Cissokho – Gonalons, Källström – Briand, Ederson (ou Grenier), Bastos – Lisandro

Árbitro: M. Undiano Mallenco (ESP)