Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bandeira olímpica é hasteada no Complexo do Alemão

Eduardo Paes ficou de fora da festa por causa de um protesto de motoristas

A bandeira olímpica foi apresentada na manhã desta quarta-feira à população carioca no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro. Uma cerimônia marcou a chegada do símbolo olímpico e o início do ciclo esportivo na cidade, que sediará os Jogos de 2016. Medalhistas olímpicos em Londres, os irmãos boxeadores Esquiva e Yamaguchi Falcão participaram da cerimônia ao lado do governador Sérgio Cabral, e do presidente do COB, Carlos Nuzmann.

Eles hastearam uma réplica da bandeira ao som do hino olímpico. Em uma urna especial e sob a escolta de dois oficiais da guarda de honra da guarda municipal, a bandeira oficial foi exposta a crianças e moradores que acompanhavam a cerimônia.

“Essa é uma demonstração de que o Rio não é mais uma cidade partida. A vinda da bandeira olímpica aqui representa que as comunidades estão integradas à cidade. Esse era o legado que sonhamos com a Olimpíada do Rio”, afirmou Sérgio Cabral.

Greve – O prefeito Eduardo Paes ficou de fora da festa – a contragosto. Enquanto o evento ocorria no Alemão, ele tentava conter um protesto de motoristas de vans que tornou a quarta-feira caótica para os cariocas. Desde o início da manhã, cerca de 3.000 vans, kombis e veículos do transporte alternativo estavam estacionados ao redor do estádio do Maracanã, na zona norte, concentrados para manifestações pela cidade.

A escolha do local não parece ter sido por acaso: o estádio é uma das principais arenas para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Paes diz que o ato teve motivação política e foi articulado como uma forma de pressionar a prefeitura a ceder às reivindicações da categoria, aproveitando-se do período eleitoral. “Eu fiquei triste de não pode levar a bandeira ao Alemão, que é um lugar muito simbólico, mas teremos outras oportunidades”, disse, ao site de VEJA.

LEIA TAMBÉM:

PSDB acusa Eduardo Paes de fazer uso eleitoral da Bandeira Olímpica

“Pensamos nos deuses como turistas”, diz Rogê, sobre a música-tema da Olimpíada

Como funciona o BRT, principal transporte da Olimpíada de 2016

Entrevista Maria Silvia Bastos Marques: “O Rio inteiro vai ser sacudido”

(Com Agência Estado)