Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Balotelli será investigado na Inglaterra – por racismo!

Internautas acusam o italiano de ter postado uma imagem com conteúdo racista e antissemita. Ele se defende e diz que intenção era totalmente oposta

O atacante italiano Mario Balotelli, do Liverpool, será investigado pela Federação Inglesa (FA). O motivo da averiguação são fotos recentes postadas no Instagram oficial do atleta. No fim de semana, Balotelli postou uma ilustração do personagem de videogame Super Mario (um de seus apelidos), com um texto de conteúdo controverso: “Não seja racista. Seja como Mario. Ele é um encanador italiano, criado por japoneses, que fala inglês e parece um mexicano, pula como um negro e pega moedas como um judeu”. A imagem dividiu opiniões e revoltou internautas, que o acusaram de racismo e antissemitismo. Ele, que diversas vezes foi vítima de manifestações racistas, se defendeu ao afirmar que sua mãe é judia. Em seguida, ele deletou a imagem.

Leia também:

Balotelli é acusado de ameaçar mulher na Inglaterra

O magnetismo de Balotelli, o novo rei da selva

Balotelli se envolve em briga com fotógrafo na Itália

Balotelli, o indomável: um craque em estado bruto na Cop

Post de Balotelli que causou confusão entre negros e judeus Post de Balotelli que causou confusão entre negros e judeus

Post de Balotelli que causou confusão entre negros e judeus (/)

Já nesta segunda-feira, Balotelli voltou a se explicar. Em sua conta no Twitter, ele pediu desculpas caso tenha ofendido alguém. “Meu post tinha o objetivo de ser anti-racista com humor. Agora eu entendo que, fora do contexto, ele pode ter o efeito contrário. Nem todos mexicanos têm bigode, nem todos os negros pulam alto e nem todos os judeus amam dinheiro. Usei um desenho feito por alguém porque tinha o Super Mario e pensei que seria divertido, não ofensivo. Novamente, me desculpem”.

Antes disso, Balotelli já havia causado confusão ao postar uma montagem na qual Luis Suárez, seu antecessor na equipe inglesa, aparece lhe dando uma mordida no braço – em alusão ao incidente envolvendo o atacante uruguaio e o italiano Chiellini na Copa do Mundo. O atacante de 24 anos não vive boa fase, assim como sua equipe, que ocupa a 11ª colocação do Campeonato Inglês, com 17 pontos.

Esta é apenas mais uma das inúmeras confusões envolvendo o jogador italiano de origem ganesa. Durante sua passagem pelo Manchester City, Balotelli chegou a sair no tapa com um treinador, colocou fogo em sua casa e surpreendeu os ingleses ao dar esmolas mais do que generosas a mendigos de Manchester.

I apologize if I’ve offended anyone. The post was meant to be anti-racist with humour. I now understand that (…) pic.twitter.com/UlNeNlEz9M

– Mario Balotelli (@FinallyMario) 2 dezembro 2014

(Com Gazeta Press)