Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Azarenka bate Ivanovic e briga pelo topo; Clijsters cai

Por AE

Londres – A bielo-russa Victoria Azarenka avançou às quartas de final em Wimbledon e entrou na briga pela liderança do ranking com a vitória arrasadora sobre a ex-número 1 Ana Ivanovic nesta segunda-feira. Azarenka eliminou a rival por contundente placar de 6/1 e 6/0, em apenas um hora. Mais cedo, a belga Kim Clijsters se despediu do Grand Slam britânico, em uma surpresa na rodada das oitavas de final.

A primeira zebra do dia foi protagonizada pela russa Maria Sharapova, derrotada pela alemã Sabine Lisicki. Foi a derrota da atual número 1 que abriu a possibilidade de Azarenka retornar ao posto que ocupou durante a maior parte deste ano. A bielo-russa tem a concorrência da polonesa Agnieszka Radwanska, que também avançou às quartas de final e pode alcançar o primeiro lugar do ranking se chegar à final.

Além de contar com a queda de Sharapova, Azarenka fez a sua parte e impôs uma dolorosa derrota à Ivanovic. Irregular, a sérvia sucumbiu diante da rival em razão das seguidas falhas. Foram 17 erros não forçados, contra apenas 6 da bielo-russa, que manteve o domínio mesmo após a paralisação para fechar o teto retrátil.

Nas quartas de final, Azarenka vai enfrentar a austríaca Tamira Paszek, que eliminou a italiana Roberta Vinci nesta segunda.

Antes do massacre da bielo-russa, Kim Clijsters protagonizou outra derrota acachapante nas oitavas de final. A belga ficou apenas 49 minutos em quadra, tempo suficiente para a alemã Angelique Kerber aplicar duplo 6/1 no placar. Kerber fará um confronto alemão com Lisicki, algoz de Sharapova.

O resultado marcou a última participação de Clijsters em Wimbledon. A belga se aposentará em definitivo ao fim do US Open, em setembro. Antes, porém, jogará novamente na grama inglesa durante os Jogos Olímpicos. A disputa do Grand Slam e da Olimpíada são os grandes objetivos da tenista.

Ainda nesta segunda, a russa Maria Kirilenko despachou a chinesa Shuai Peng por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 6/7 (6/8) e 6/3. Nas quartas, Kirilenko enfrentará Radwanska.