Clique e assine a partir de 9,90/mês

Avaí vence Vasco e retorna à Série A. Joinville é campeão

Equipes catarinenses, além de Ponte Preta e Vasco, celebram o acesso à primeira divisão. América de Natal perde e é rebaixado à Série C

Por Da Redação - 29 nov 2014, 18h40

A Série B do Brasileirão chegou ao fim na tarde deste sábado e o Avaí conseguiu a quarta vaga de acesso à primeira divisão de 2015, ao derrotar o Vasco por 1 a 0 na Ressacada. O time catarinense ainda se beneficiou de tropeços do Boa Esporte e do Atlético Goianiense para retornar à elite. O Vasco já tinha assegurado a terceira posição. Joinville, campeão, e Ponte Preta, vice, são os outros classificados à Série A. Os rebaixados à terceira divisão foram América-RN, Icasa, Vila Nova e Portuguesa.

Leia também:

Vasco garante acesso à série A com empate e rebaixa o Icasa​

Portuguesa perde e cai para a terceira divisão do Brasileiro​

Dez anos após glória, São Caetano cai para Série D​

O gol que garantiu o acesso ao Avaí foi marcado pelo experiente meia Marquinhos, de pênalti, ainda no primeiro tempo. O público presente à Ressacada teve uma tarde bastante agitada. Por causa da mudança nos resultados dos demais jogos que encerravam a Série B, houve instantes em que a vaga à Série A se revezou entre América-MG, Atlético-GO, Boa Esporte. O técnico Geninho, nervoso, repetia à beira do campo, para seus atletas, o placar dos jogos dos rivais. Com o apito final, a festa foi completa, com torcedores e praticamente todo o time do Avaí chorando de alegria. Entre os rebaixados, apenas o América de Natal tinha a chance de se salvar. No entanto, o time caiu após ser goleado por 4 a 1 pelo Paraná, em Curitiba, e disputará a Série C no ano de seu centenário.

Campeão – Não foi da forma que gostaria, mas o Joinville pôde comemorar a conquista da Série B nesta tarde. O time catarinense foi derrotado pelo Oeste, 1 a 0, no Estádio dos Amaros, em Itápolis, mas foram beneficiados pelo empata da Ponte Preta contra o Náutico, por 1 a 1, em Recife. O Joinville terminou com 70 pontos, um a mais que o time de Campinas. O Oeste também celebrou, pois chegou aos 48 pontos, em 15º lugar, e escapou do rebaixamento.

Este foi o segundo título nacional do Joinville. Em 2011, o time catarinense conquistou a Série C do Brasileiro. O goleiro Ivan, que levantou o troféu neste sábado, é o único remanescente da conquista. Rouco de tanto comemorar, o técnico Hemerson Maria celebrou o título e o retorno à Série A após 28 anos. “Merecíamos sair daqui campeões pela campanha. Fomos o time que mais venceu, temos a defesa menos vazada. Seria um pecado muito grande se não saíssemos campeões”, falou ao canal Premiére após o jogo.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade