Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Austríaco parte em cápsula rumo à estratosfera

O aventureiro Felix Baumgartner pretende subir até 36,5 km de altitude e realizar salto livre que o levará a romper a barreira do som

O austríaco Felix Baumgartner partiu em direção à estratosfera em sua cápsula levada por um balão com o objetivo de se tornar no primeiro humano a romper a barreira do som sem ajuda mecânica. A estratosfera é a segunda camada da atmosfera e ocupa uma faixa entre os 10 km e os 50 km de altitude

Baumgartner vai subir até 36,5 km e de lá saltará para a Terra. Após várias horas de atraso devido ao vento em Roswell, nos Estados Unidos, o balão que leva o aventureiro partiu às 12h29, no horário de Brasília. A subida até a altura planejada demorará cerca de duas horas e meia.

Horas antes, Baumgartner colocou seu traje pressurizado, que o protegerá das temperaturas de até 70 graus abaixo de zero registradas na estratosfera e aclimatará seu corpo antes do lançamento.

Além de oferecer oxigênio, a cápsula e o traje o protegerão de uma pressão tão baixa que poderia explodir seus órgãos internos. Para saltar, o austríaco respirou oxigênio puro para eliminar o nitrogênio de seu sangue, que tenderia a se expandir em alturas elevadas e com isso ameaçar sua saúde.

O aventureiro austríaco, que se prepara há cinco anos para esta missão, pretende quebrar quatro recordes: ser o primeiro humano a superar a velocidade do som (mais de 1.100 km/h) sem ajuda mecânica; realizar o salto com paraquedas do local mais alto; protagonizar a queda livre mais longa; e subir ao ponto mais afastado da terra de balão.

‘Queremos estender os limites da humanidade um pouco mais’, disse Baumgartner horas antes de começar o desafio. O balão utilizado neste domingo é o maior já utilizado e chegará a medir 180 metros de altura em uma das fases da subida.

Uma vez que se lance na estratosfera, calcula-se que ele romperá a barreira do som nos primeiros 40 segundos de queda livre. Em condições normais, na atmosfera terrestre, a velocidade do som é de 1.234 km/h, enquanto que na estratosfera ela pode ser atingida a 1.110 km/h devido à menor resistência do ar.

Estima-se que Baumgartner viajará na velocidade supersônica por cerca de um minuto, antes de chegar a uma parte mais densa da atmosfera, que o frearia.

A queda livre de Baumgartner deverá durar cinco minutos e meio e o total do salto, até ele tocar o solo, 15 minutos.

(Com agência EFE)