Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Australiano Ricciardo conquista 1ª pole no GP de Mônaco

Também foi a primeira vez desde 2012 -- quando Mark Webber conquistou a dianteira pela Red Bull -- que a Mercedes ficou de fora do principal ponto de largada no principado

O australiano Daniel Ricciardo conseguiu a primeira pole position da carreira neste sábado, para o Grande Prêmio de Mônaco, que acontece neste domingo. O atual líder do campeonato, Nico Rosberg, largará a seu lado na primeira fila pela Mercedes.

“Em tempo”, gritou o piloto da Red Bull pelo rádio da equipe após receber a notícia. A pole, conquistada com tempo de 1 minuto e 13,622 segundos, foi a primeira da equipe desde que Sebastian Vettel largou à frente no Grande Prêmio do Brasil em novembro de 2013.

LEIA TAMBÉM:

Rosberg vence na Rússia e segue imbatível na temporada

Também foi a primeira vez desde 2012 — quando o compatriota de Ricciardo Mark Webber conquistou a pole pela Red Bull — que a Mercedes ficou de fora do principal ponto de largada em Mônaco.

O tricampeão Lewis Hamilton qualificou-se em terceiro, uma notável recuperação após seu carro ter sofrido problemas de pressão no combustível no início da sessão final, e teve que ser empurrado de volta ao pit.

Ricciardo, que venceu três corridas em 2014 e conquistou três poles em sua carreira, veio a Mônaco com um novo e mais potente motor Renault, com marca da Tag Heuer. “Eu sabia que teríamos uma chance”, disse o australiano. “Tenho pilotado bem, mas não tenho conseguido as melhores recompensas, então vim para o fim de semana com muita confiança e crença de que poderia estar nessa posição agora.”

Enquanto Ricciardo celebrava, houve decepção em outra parte da garagem, após o piloto holandês Max Verstappen, de 18 anos, colidindo seu carro na sessão de abertura. O piloto, cuja vitória em sua estreia pela Red Bull na Espanha há duas semanas o tornou o mais jovem vencedor da categoria, começará a corrida na última fileira.

(Com agência Reuters)