Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Atlético e Sporting favoritos para chegar à final da Liga Europa

O Atlético de Madri e o Sporting de Lisboa, que venceram em casa seus confrontos de ida pelas semifinais da Liga Europa contra o Valencia e o Athletic Bilbao, respectivamente, precisam apenas de uma empate, nesta quinta-feira, para garantir suas vagas para a decisão, disputada no dia 9 de maio em Bucareste.

Por ter derrotado o Athletic por 2 a 1 na ida em Portugal, o Sporting pode estragar a festa da Espanha, que sonhava com uma final com dois dos seus representantes.

No entanto, os bascos ainda têm boas chances de conquistar a vaga, já que uma vitória simples por 1 a 0 em casa basta para levar a melhor no confronto.

A equipe de Bilbao poderá contar com o apoio da sua fanática torcida, que deve lotar a ‘catedral’ de San Mames. O time comandando pelo argentino Marcelo Bielsa já mostrou seu valor ao eliminar o Manchester United nas oitavas de final e o Schalke 04 nas quartas.

“Queremos voltar a brilhar no cenário europeu, temos uma grande oportunidade de fazer história”, declarou o volante Markel Susaeta, enquanto seu colega Ander Iturraspe disse que se prepara para disputar “a partida mais importante” da sua carreira.

O presidente do Sporting, Luis Godinho Lopes, afirmou que sua equipe está “confiante” e que “o grande trabalho realizado vai se ver dentro de campo”.

Já o Atletico de Madri tem uma vantagem bem maior do a que dos portugueses, já que superou o Valencia por 4 a 2 na ida, no estádio Vicente Calderón.

O meia brasileiro Diego, peça-chave do esquema ofensivo dos ‘Cochoneros’, deixou claro que seu clube vive um dos momentos mais importantes da temporada. “O objetivo é claro: temos que vencer a Liga Europa”, declarou o meia em entrevista ao canal ESPN Brasil.

Para conquistar o troféu que já ergueu em 2010, o Atletico precisa encarar com cautela a partida desta quinta-feira em Mestalla, já que o Valencia, atual terceiro colocado do Campeonato Espanhol, pode se classificar com uma vitória por 2 a 0.

“Será uma guerra esportiva, Valencia é um adversário forte, bem organizado, com jogadores de muita qualidade, mas vamos tentar manter a vantagem do jogo de ida”, completou Diego.

O ex-meia o Santos já sabe para quem pode passar a bola para decidir a partida: o colombiano Radamel Falcao Garcia, artilheiro da competição na temporada passada quando levantou o troféu com o Porto, que soma nada menos que 27 gols nas 27 partidas que disputou na Liga Europa nos dois últimos anos.

O Valencia também conta com um atacante em grande forma, Roberto Soldado, o capitão da equipe, que esbanjou confiança ao publicar nas redes sociais: “Acordei cantando, ‘vamos nos classificar, vamos nos classificar'”.

Programação das partidas de volta das semifinais da Liga Europa, disputadas nesta quinta-feira às 16h05 no horário de Brasília:

Valencia (ESP) – Atletico de Madri (ESP) (ida: 2-4)

Athletic Bilbao (ESP) – Sporting Portugal (POR) (ida: 1-2)