Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Atletas da Portuguesa vão ao julgamento no STJD, no Rio

Revoltados com a possibilidade de rebaixamento por um erro que não afetou campeonato, jogadores pretendem acompanhar sessão, nesta segunda-feira

Revoltados com a possibilidade de a Portuguesa ser rebaixada pela escalação irregular de Héverton na última rodada do Campeonato Brasileiro, muitos jogadores da equipe estarão presentes no julgamento, que acontecerá no Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira. Capitão da equipe na competição, o zagueiro Valdomiro já confirmou presença. O goleiro reserva Glédson e o lateral Bryan também. Além deles, mais seis atletas estarão presentes. Luis Ricardo, recentemente contratado pelo São Paulo, também teria sido procurado para acompanhar os ex-colegas, que têm voo confirmado para o Rio às 13h40 (de Brasília). O julgamento que selará o destino da Portuguesa no STJD está previsto para começar às 17 horas. Há uma chance de que ele nem sequer ocorra nesta segunda – isso porque o maestro João Carlos Martins, ilustre torcedor da equipe paulista, entrou com uma ação na Justiça comum tentando anular o julgamento.

Leia também:

Antes da decisão, o procurador do STJD ataca a Portuguesa

Auditor revela voto e é retirado do julgamento da Portuguesa

STJD aguarda a notificação que poderá salvar o Fluminense

Além da Portuguesa, o Flamengo também será julgado – e o clube carioca está atento a todos os detalhes que envolvem o caso dos paulistas. A agremiação, que terá de se defender por ter escalado de forma irregular o lateral André Santos, entrou com pedido para ser parte interessada no julgamento da Portuguesa. Os advogados do Flamengo querem se pronunciar pelo fato de os dois casos serem semelhantes e preverem a mesma punição. Como a denúncia sobre o meia Héverton deverá ser a primeira a ser apreciada, os cariocas querem colaborar na defesa para tentar evitar sua própria punição na sequência da sessão. O campeonato acabou há mais de uma semana, mas só nesta segunda, por causa dos julgamentos sobre os atletas suspensos, será possível saber qual foi a classificação final da competição. O Fluminense, que em campo fez uma campanha pífia e ficou entre os quatro últimos, pode ficar na Série A graças à possível punição à Portuguesa.

(Com agência Gazeta Press e Estadão Conteúdo)