Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Athletic Bilbao precisa reverter vantagem para ir à final da Liga Europa

Bilbao/Lisboa, 25 abr (EFE).- Com o sonho de voltar a disputar uma decisão de torneio continental após 35 anos, o Athletic Bilbao jogará em casa contra o Sporting nesta quinta-feira precisando da vitória para alcançar a final da Liga Europa, já que perdeu por 2 a 1 no jogo de ida, disputado em Lisboa.

A equipe basca tenta o o primeiro título internacional de sua história. O maior feito do Bilbao fora da Espanha em toda a história foi o vice-campeonato da Copa da Uefa, precursora da Liga Europa, em 1977, ano em que perdeu para a Juventus na decisão.

O time do técnico Marcelo Bielsa espera superar mais um adversário tradicional em busca do título, após deixar no caminho Manchester United, Paris Saint-Germain e Schalke 04.

O meia Iker Muniain volta à equipe titular depois de ter sofrido uma inflamação no olho. Por sua vez, o zagueiro Javi Martínez retornará na vaga de Borja Ekika.

Outro que começará jogando será o atacante Fernando Llorente, poupado na rodada passada do Campeonato Espanhol. Ele é o artilheiro e principal jogador do Bilbao na temporada e já desperta a cobiça de grandes clubes europeus.

Bielsa é um dos nomes cotados para assumir o lugar de Josep Guardiola no Barcelona, caso o espanhol não renove contrato, devido à grande campanha no clube do País Basco, que vem se destacando na temporada por conta do bom futebol apresentado.

O Bilbao também está na final da Copa do Rei contra o Barcelona e tem a chance de fazer os catalães terminarem a temporada sem nenhum título caso vença a final, já que o Barça foi eliminado da Liga dos Campeões na terça-feira e tem poucas chances de título no Espanhol.

São esperados mais de 40 mil torcedores em San Mamés, capacidade máxima do estádio. Diante dessa multidão, o Sporting tentará administrar sua vantagem, comandado pelo talento do espanhol Diego Capel, autor do gol da vitória na partida de ida, e do chileno Matías Fernandez, que esteve ausente na partida de ida e irá entrar em campo nesta quinta-feira.

O treinador Sá Pinto conta também com uma dupla de zaga brasileira, formada por Anderson Polga e Xandão. Por outro lado, terá o desfalque do russo Marat Izmailov, suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

O time prioriza a Liga Europa, pois no Campeonato Português não tem chances de título e está muito distante de uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

Vice-campeão da Copa da Uefa em 2005, quando perdeu para o CSKA Moscou, o Sporting tenta chegar a final depois de ter vencido adversários como o Manchester City.

Prováveis escalações:

Athletic Bilbao: Iraizoz; Iraola, Javi Martínez, Amorebieta e Aurtenetxe; Iturraspe, Herrera e Muniain; Susaeta, Ibai e Llorente. Técnico: Marcelo Bielsa.

Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Anderson Polga, Xandão e Insúa; Daniel Carriço, Schaars, Jeffrén (André Martins), Matías Fernández e Diego Capel; Van Wolfswinkel. Técnico: Sá Pinto.

Arbitragem: Martin Atkinson (Inglaterra), auxiliado por seus compatriotas Mark Clattenburg e Michael Jones. EFE