Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ASP admite erro e adia 11.º título mundial de Slater

Por AE

San Francisco – Toda a festa armada pela ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) para celebrar o 11.º título mundial de Kelly Slater, na quarta-feira, foi à toa. Nesta sexta-feira, a ASP refez suas contas e percebeu que o norte-americano ainda não garantiu a taça do Circuito Mundial de 2011. Ele precisa vencer mais uma bateria para ser novamente coroado. A associação pediu desculpas pelo erro.

Kelly, de 39 anos, recebeu a taça da ASP depois de avançar à quarta rodada da etapa de Ocean Beach, em San Francisco, na Califórnia. Mas ele ainda pode ver Owen Wright, da Austrália, empatar em pontos com ele ao fim do Circuito. De acordo com a ASP, o erro partiu do sistema computadorizado, que utilizou o antigo critério de desempate, que considera os oito melhores resultados de cada surfista na temporada. Pelo novo regulamento, porém, o critério a ser usado em caso de empate deverá ser uma bateria extra.

“Nós somos responsáveis e devemos ser responsabilizados, por isso pedimos desculpas aos nossos fãs, aos surfistas e principalmente ao Owen e ao Kelly”, diz o gerente geral da ASP, Renato Hickel.

Dificilmente o melhor surfista do mundo, porém, perderá seu 11.º título. Ele precisa vencer apenas uma bateria, seja ainda em São Francisco ou na 11.ª e última etapa do Circuito, em Pipeline, no Havaí, entre os dias 8 e 20 de novembro. Ainda assim, Owen terá que ser campeão das duas etapas e ainda vencer Slater na bateria de desempate.

O primeiro passo para o australiano é torcer pelo Brasil. É que na próxima bateria em Ocean Beach, Slater enfrenta dois brasileiros: Miguel Pupo e a revelação Gabriel Medina, garoto de apenas 17 anos que venceu Slater na nona etapa, em South West Coast, na França. A bateria deveria ter acontecido na quinta-feira, mas foi adiada por falta de ondas em São Francisco – o mesmo aconteceu nesta sexta. Nova chamada acontece na manhã de sábado nos EUA. O prazo da competição é até o dia 12 e, mesmo que seja eliminado pelos brasileiros, Slater tem nova chance na repescagem.

Em sua conta no Twitter, Slater brincou com a confusão: “Guarde aquele material do KS 10 (quando conquistou seu décimo título) se você tiver… só por garantia. (risos). Não estou brincando. Ainda não venci o título. Ainda tenho que passar mais uma bateria! Devolvam essas camisas e bonés (promocionais do 11.º título)!”.