Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Arbitragem brasileira está fora dos torneios de futebol dos Jogos Olímpicos

Madri, 19 abr (EFE).- O Brasil não terá representantes entre os árbitros selecionados para os torneios de futebol masculino e feminino dos Jogos Olímpicos, que acontece entre 25 de julho e 11 de agosto, em Londres.

A lista foi divulgada nesta quinta-feira pelo presidente da Comissão de Árbitros da Fifa, o espanhol Ángel María Villar. Foram escolhidos 16 árbitros e 32 assistentes para o torneio masculino, além de 12 árbitras e 32 assistentes para o feminino.

A Uefa, com cinco árbitros no masculino e outras cinco no feminino, é a confederação continental com maior representatividade. A Concacaf terá dois no masculino e três no feminino; a confederação da Ásia três no masculino e dois no feminino; a da África dois no masculino e um no feminino e a Conmebol três no masculino e um no feminino. Oceania só terá um representante no torneio masculino.

Entre os árbitros sul-americanos selecionados estão o boliviano Raul Orosco Delgadillo, o colombiano Wilmar Roldan Perez e o venezuelano Juan Arevalo.

Segundo a Fifa, uma equipe composta por instrutores técnicos, todos eles ex-árbitros internacionais, preparadores físicos, fisioterapeutas e especialistas em medicina esportiva examinarão com regularidade os árbitros mais importantes de cada confederação antes de selecionar os melhores para os próximos torneios da Fifa.

Egito, Marrocos, Gabão, Japão, Emirados Árabes, Coreia do Sul, Belarus, Grã-Bretanha, Espanha, Suiça, Honduras, México, Nova Zelândia, Brasil e Uruguai já estão os classificados para o torneio masculino.

No próximo dia 23, Omã e Senegal vão disputar repescagem para definir o último classificado para os Jogos, em Coventry. O árbitro inglês Howard Webb vai apitar o jogo, apesar de não ter sido selecionado para a competição.

Já as classificadas no feminino são Camarões, África do Sul, Japão, Coreia do Norte, França, Suécia, Grã- Bretanha, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Brasil e Colômbia.

No dia 24 de abril, em Londres, serão sorteadas as chaves da disputa das competições de futebol. Entre 26 de julho e 11 de agosto acontecerá o torneio masculino, enquanto entre 25 de julho e 9 de agosto será disputado o feminino. EFE