Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Após suspensão, Contador retoma treinos na Espanha

Por AE

Madri – Quatro dias após ser suspenso por doping, o ciclista espanhol Alberto Contador retomou nesta sexta-feira sua rotina de treinos. Na segunda, ele foi punido pela Corte Arbitral do Esporte, instância máxima da justiça desportiva, com uma suspensão de dois anos.

Apesar de retroativa ao ano de 2010, a punição terá efeito até o início de agosto, quando poderá enfim retornar às competições. Contador, no entanto, não se mostrou desanimado por ter que ficar fora do circuito por mais seis meses.

“Voltando ao trabalho. Sacrifício e treino duro. Este é o meu único segredo”, comentou o ciclista, em sua página no Twitter, reiterando mais uma vez sua alegada inocência. Contador foi suspenso por dois anos por testar positivo para a substância proibida clenbuterol.

Com retorno liberado somente a partir de agosto, Contador ficará de fora das principais competições do ciclismo mundial neste ano. Ele não poderá disputar a Volta da França, onde foi flagrado o doping, o Giro da Itália e os Jogos Olímpicos de Londres. Mas poderá competir na Volta da Espanha.

Quando retornar às competições, Contador corre o risco de ficar sem equipe. A Saxo Bank-Sungard, pela qual venceu a Volta da França de 2010 (título que foi cassado), pode ser excluída do circuito profissional pela União Ciclística Internacional (UCI) em decorrência da suspensão do próprio Contador.

A exclusão será efetivada se for confirmada a perda dos pontos conquistados por Contador desde a revelação do doping. Sem esta considerável pontuação, a Saxo não conseguirá se enquadrar nos critérios para integrar o circuito.