Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Após polêmica, ATP veta saibro azul na temporada 2013

Por AE

Madri – Um mês depois da polêmica no Masters 1000 de Madri, a ATP decidiu vetar o criticado saibro azul, considerado muito escorregadio pelos principais tenistas do circuito, incluindo Novak Djokovic e Rafael Nadal. A decisão vale para todos os torneios do circuito ATP na temporada 2013.

“Depois de cuidadosa avaliação, decidi que as quadras de saibro azul não estarão permitidas no próximo ano”, anunciou o presidente da ATP, Brad Drewett. “Ao mesmo tempo em que melhorou a visibilidade, o saibro azul trouxe problemas evidentes nas quadras de Madri que não podem ser aceitos em um torneio de nível Masters 1000”, ponderou.

Drewett se refere à preocupação dos tenistas em relação a possíveis lesões por causa do piso mais escorregadio do que a média. O número 1 Djokovic e Nadal, especialista em saibro, ameaçaram não participar do torneio em 2013 caso a organização mantivesse o saibro azul.

“Acredito muito em inovação e em explorar novas formas de melhorar o esporte. Mas, em relação à cor, temos primeiro que garantir que as quadras sejam seguras e justas para os tenistas”, justificou o presidente da ATP.

Drewett destacou que a ATP havia liberado o saibro azul em Madri, ainda em 2011, apenas em regime de testes. E que, caso fosse reprovado, seria vetado nas edições seguintes. “Está claro que novos estudos são necessários para que este piso possa ser utilizado em um torneio de nível ATP”, explicou.

Com a decisão, o Masters 1000 de Madri voltará a ser disputado sobre o saibro vermelho em 2013. Neste ano, o título ficou com o suíço Roger Federer, após vitória sobre o checo Tomas Berdych na decisão. Favoritos, Djokovic e Nadal foram eliminados de forma precoce.