Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Após Copa, Brasil está invicto – e seus carrascos, em crise

Enquanto Holanda e Alemanha sofrem, seleção de Dunga soma quatro vitórias

Uma breve sequência de resultados positivos não foi o bastante para apagar o vexame da Copa do Mundo, longe disso. Desde sua trágica participação na reta final do torneio, porém, a seleção brasileira, agora comandada por Dunga, deu início a uma série invicta: quatro vitórias em quatro jogos, com oito gols marcados e nenhum sofrido. Todas as equipes derrotadas pelo Brasil nessa série estiveram na Copa do Mundo – e duas delas, Argentina e Colômbia, fizeram ótimas campanhas na competição. Curiosamente, as duas seleções que derrotaram o Brasil no Mundial, Alemanha e Holanda, amargaram resultados muito ruins desde sua participação no torneio, mesmo tendo enfrentado algumas equipes que nem sequer disputaram a Copa.

Leia também:

Neymar marca quatro e Brasil bate o Japão com facilidade

‘Não sei qual é o meu limite’, diz Neymar, perseguindo Pelé

Dunga sinaliza que desfalcará finalistas da Copa do Brasil

Imprensa internacional destaca o show de gols de Neymar

A campeã mundial Alemanha, responsável pela maior tragédia da história da seleção pentacampeã, disputou quatro partidas, perdendo duas (para Argentina e Polônia, equipe que nunca a havia derrotado), ganhando uma (Escócia) e empatando outra (1 a 1 com a Irlanda, na terça-feira). Desfalcada de Lahm e Klose, veteranos que se aposentaram da seleção, a equipe de Joachim Löw também sofreu com a ausência de jogadores lesionados. Apesar da conquista recente, a imprensa alemã já cobra melhores resultados dos tetracampeões. Na Holanda, o novo técnico Guus Hiddink substituiu Louis Van Gaal, que levou a equipe ao terceiro lugar na Copa, e não começou bem: em quatro jogos, são três derrotas.

Depois de ser derrotada pela Itália num amistoso, a seleção laranja estreou nas Eliminatórias da Eurocopa de 2016 perdendo para a República Checa. Depois, superou o fraco Cazaquistão antes de ser batida mais uma vez nesta semana, pela modesta Islândia, num desempenho decepcionante se comparado à ótima campanha em solo brasileiro. O time de Dunga, aliás, não é a única seleção que decepcionou na Copa e agora engatou uma boa sequência de vitórias. Assim como o Brasil, a Itália e a Inglaterra estão invictas desde o Mundial, com quatro vitórias em quatro jogos. As duas equipes foram eliminadas logo na primeira fase do Mundial. Desde então, os italianos bateram Holanda, Noruega, Azerbaijão e Malta, e os ingleses superaram Noruega, Suíça, San Marino e Estônia.