Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Antes mesmo da abertura, Sochi-2014 já tem competições

As primeiras provas acontecem na véspera da cerimônia de abertura na Rússia

A cerimônia de abertura acontece só na sexta-feira, mas os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 já começaram. Nesta quinta, véspera da festa que dá início ao evento, os primeiros atletas já começaram a competir. As primeiras provas foram as baterias de classificação da modalidade snowboard slopestyle, pela manhã (no horário local, madrugada no Brasil). O primeiro a entrar na pista e a participar de uma prova de Sochi-2014 foi o britânico Billy Morgan, de 24 anos. O snowboard slopestyle faz sua estreia no programa olímpico neste ano.

Leia também:

EUA alertam sobre ‘bombas em pasta de dente’ em Sochi

Maria Sharapova aprendeu a jogar tênis em Sochi

Áustria revela ameaça de sequestro a 2 atletas em Sochi

‘Aqui não tem gay. Mas são bem-vindos’, diz prefeito

Outras duas modalidades estavam programadas para esta quinta: as provas de classificação da competição acrobática freestyle para as mulheres e a disputa por equipes da patinação artística. O início das competições antes mesmo da festa de abertura não é exclusividade dos Jogos de Inverno – na Olimpíada de Londres-2012, por exemplo, o futebol feminino começou antes da cerimônia. Os Jogos de Sochi terminam em 23 de fevereiro. O evento, que conta com o maior orçamento da história dos Jogos, é visto por Vladimir Putin como uma forma de mostrar a força da Rússia.

O presidente russo, no entanto, tem sido alvo de protestos dentro e fora do país, especialmente desde a aprovação da controversa lei que trata da homossexualidade no país. Putin ainda tem de lidar com o temor de um atentado terrorista – de acordo com os Estados Unidos, há vários indícios de que grupos radicais pretendem aproveitar a realização dos Jogos para promover um ataque em Sochi. A cerimônia de abertura, na sexta, deverá ser realizada sob fortíssimo esquema de segurança.

(Com agência France-Presse)