
A apresentação da Seleção Brasileira feminina será apenas na próxima segunda-feira, visando à disputa das Olimpíadas de Londres, que têm início no dia 25 de julho, contra Camarões. Antes disso, no entanto, a equipe do técnico Jorge Barcellos sofreu um duro golpe: a queda no ranking de seleções da Fifa.
Do quarto lugar ocupado nesta classificação organizada pela entidade máxima do futebol mundial, o Brasil passou ao quinto, resultado das derrotas diante de Japão, Estados Unidos e Canadá nos últimos três meses, ao passo que a Suécia venceu partidas importantes contra Escócia e Canadá.
As norte-americanas seguem ocupando a ponta do ranking da Fifa, com 2.178 pontos, seguidas de perto pela Alemanha, com apenas dez pontos a menos. Na sequência estão classificadas o Japão, com 2.120 e a Suécia, com 2.066. As brasileiras acumularam 2.060 pontos, à frente de França, Canadá, Coreia do Norte, Inglaterra e Austrália, que completam o Top-10.
O próximo ranking será divulgado em agosto de 2012, logo após a disputa dos Jogos Olímpicos. Em Londres, a Seleção Brasileira terá nova oportunidade para buscar as primeiras posições, pois serão levadas em conta as partidas de preparação e os próprios Jogos, em si. Além da chance de retomar boa situação no ranking, o Brasil vive clima de expectativa em busca da primeira medalha de ouro.
O grupo se apresenta nesta segunda-feira para um período de 25 dias de treinos na Granja Comary. Com treinos diários em dois períodos, o técnico Jorge Barcellos dará folga apenas entre os dias 29 de junho e 6 de julho, quando finalmente vai a Teresópolis para embarcar à capital inglesa.