Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Antes da Euro, Holanda é derrotada pela Bulgária em amistoso

No mesmo dia em que cortou quatro jogadores da pré-lista para a Eurocopa – Anita e Siem de Jong, do Ajax, Lens, do PSV e Adam Maher, do AZ Alkmaar – , o técnico Bert van Marwjik comandou a seleção da Holanda em amistoso diante da Bulgária, neste sábado, como preparação para a principal competição de seleções do continente. O resultado foi uma derrota por 2 a 1, gols de Van Persie e Popov. Aos 45 do segundo tempo, Mikanski fez o gol da vitória da seleção visitante, que atuava em plena Arena Amsterdam.

O torneio realizado na Polônia e na Ucrânia começa no próximo dia 8 de junho, contando com a Holanda no Grupo B, ao lado de Alemanha, Dinamarca e Portugal. Já a Bulgária foi desclassificada ainda na fase eliminatória, de onde saíram as 16 equipes que agora disputam a Eurocopa.

Dentro de campo, a Holanda contou com a força ofensiva representada pelo quarteto formado por Van der Vaart, Sneijder, Huntelaar e Van Persie, com direito a Kuyt e Robben no banco de reservas. Ainda em processo de remontagem após o vice da Copa do Mundo de 2010, a seleção holandesa demorou a se encontrar dentro de campo e só teve uma chance real aos dez minutos, quando Van der Vaart recebeu passe de Sneijder, mas não conseguiu encontrar Huntelaar livre, dentro da área.

A Bulgária reagiu no lance seguinte, quando Van Persie foi desarmado por Manolev, que cruzou para Bojinov errar a altura da bola e desperdiçar boa chance de abrir o placar. Com base nos contra-ataques, a seleção visitante se manteve no campo ofensivo, forçando os holandeses ao erro em plena Arena Amsterdam.

Foi assim que Bojinov se aproveitou de uma bola perdida por Heitinga para atirar por cima, na trave do goleiro Krul, substituto do titular Stekelemburg. No minuto seguinte, como castigo pela boa chance perdida, a Holanda abriu a contagem com Van Persie, aos 45, após belo passe de Sneijder, que encontrou o jogador do Arsenal na diagonal da entrada da pequena área, para marcar.

Jogando bom futebol, a Bulgária partiu para cima da Holanda nos instantes inicias da etapa complementar e conseguiu o gol de empate logo aos três minutos, quando Minev levantou a bola dentro da área e Van der Vaart colocou a mão na bola, cometendo pênalti. Na cobrança, o atacante Popov marcou o gol da equipe que nem disputa a Eurocopa em 2012.

O placar só foi definido aos 45 do segundo tempo, com a surpreendente Bulgária marcando e derrotando os atuais vice-campeões mundiais. Manolev recebeu boa bola do lado esquerdo do ataque e serviu Micanski, jogador do Kaiserslautern emprestado ao Frankfurt, com maestria. A cabeceada precisa na trave oposta de Krul definiram a vitória búlgara.

Depois da derrota no amistoso, a Holanda foca atenções na estreia da Eurocopa com mais duas partidas preparatórias na quarta-feira, diante da Eslováquia e sábado, contra a Irlanda do Norte. No dia 9, na Ucrânia, a equipe estreia na Eurocopa diante da Dinamarca.