Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Anfitriã, Polônia empata com Grécia na abertura da Euro

Por AE

Varsóvia – Uma das sedes da Eurocopa 2012, a Polônia escapou de uma derrota logo na abertura, diante de sua torcida, nesta sexta-feira. Jogando em Varsóvia, os anfitriões saíram na frente contra Grécia, mas cederam o empate no segundo tempo e contaram com um pênalti desperdiçado pelos rivais para ficar no 1 a 1. O bom jogo contou ainda com uma expulsão para cada lado.

A partida foi precedida de uma cerimônia de abertura, com duração de 20 minutos. Mais simples que os eventos que abrem Copa do Mundo e Olimpíada, a cerimônia contou com um pequeno show musical, que variou entre o erudito do polonês Frédéric Chopin, interpretado pelo pianista húngaro Gyorgy Adam, e o som contemporâneo do DJ italiano Karmatronic.

A música animou os figurantes que encenavam no palco montado sobre o gramado, formando mosaicos diversos, em alusão ao esporte. Também portaram as tradicionais bandeiras de todos os países participantes da Euro.

Com a bola rolando, a Polônia contou com o apoio maciço do Estádio Nacional para dominar os primeiros minutos e abrir o placar, aos 17 minutos de jogo. Lewandowski aproveitou cruzamento na área e mandou de cabeça para as redes.

O jogo ficou mais favorável aos donos da casa quando Papastathopoulos recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo no final do primeiro tempo. Mas, mesmo com um a menos, os gregos conseguiram chegar ao empate. Aos 6, Salpingidis aproveitou vacilada geral na defesa polonesa e garantiu o empate.

O gol deu novo fôlego aos gregos, que passaram a controlar a partida. Aos 24, o mesmo Salpingidis entrou na área com perigo e foi derrubado pelo goleiro Szczesny. O árbitro marcou pênalti e expulsou o goleiro. Mas o reserva Tyton evitou o gol ao fazer grande defesa na finalização do capitão Karagounis.

O resultado manteve uma sequência inglória para os anfitriões da Euro. Nas últimas três edições, incluindo as competições sediadas em Portugal e Suíça, os donos da casa tropeçaram na estreia. Com o empate, Polônia e Grécia somaram um ponto no Grupo A. A Euro também está sendo sediada na Ucrânia, que fará sua estreia na segunda-feira.