
Um velho conhecido do torcedor gremista está reintegrado ao elenco tricolor. É o lateral esquerdo Anderson Pico, 23 anos, revelado pelo Grêmio em 2007. Mas ele está ainda longe de ser uma opção para o elenco: seu contrato vence em julho. Até lá, Pico terá que provar ao técnico Vanderlei Luxemburgo que tem utilidade para renovar e permanecer no Olímpico por mais algumas temporadas.
‘O Luxemburgo ainda não conhecia o Pico. Pegou referências com o Emerson e o Roger (auxiliares). Ele é jogador do Grêmio, tem 23 anos. Vamos analisar’, comentou o diretor executivo Paulo Pelaipe. ‘Eu sabia que ele tinha um arremesso lateral muito forte. Ele está treinando e vai ter que cavoucar minhoca em barro duro. É jovem, com potencial’, avaliou Luxa.
Anderson Pico surgiu no Grêmio durante o Campeonato Brasileiro de 2007. Em 2008, chegou a se destacar em algumas partidas da campanha que levou o Tricolor ao vice-campeonato nacional, mas perdeu a posição antes do fim da competição. Seus constantes problemas com peso e conduta extracampo o fizeram perder espaço. De 2009 para cá, perambulou por Santo Ângelo, Brasiliense, Juventude, Figueirense e São José, sempre emprestado.
No Zequinha, Pico perdeu 8 kg. O jogador se destaca pela qualidade técnica, força física e pelo fato de ser ambidestro – a polivalência é uma característica apreciada por Vanderlei Luxemburgo. Para as alas, o Grêmio conta com Gabriel, Edilson e Pará, além do lesionado Júlio César e do recém-contratado Fábio Aurélio.