Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Amistoso da Inglaterra terá teste de tecnologia na linha do gol

Por Da Redação 24 Maio 2012, 15h17

No amistoso entre Inglaterra e Bélgica, no próximo dia 2 de junho, no Estádio Wembley, será testado um novo sistema na linha do gol, que promete acabar com os lances duvidosos em que não se sabe se a bola entrou ou não na meta adversária. O anúncio da experiência foi feito nesta quinta-feira em Budapeste, na Hungria, cidade em que a Fifa realiza o seu 62congresso.

A tecnologia denominada de ‘Hawk-Eye ‘(olho de falcão) será colocada à prova pelo laboratório independente de testes EMPA, empresa credenciada pela Fifa que já fez um teste semelhante no último dia 16 de maio, em uma competição amadora na Inglaterra.

Os testes na Terra da Rainha podem ter relação com um dos erros mais notórios da arbitragem na última Copa do Mundo. Durante as oitavas de final entre Inglaterra e Alemanha o meia Frank Lampard fez um gol legítimo, com a bola batendo no travessão e ultrapassando a linha da cal, mas o árbitro uruguaio Jorge Larrionda não validou o tento.

Além do sistema ‘Hawk-Eye’, o método concorrente, ‘GoalRef’, já foi testado em jogos do Campeonato Dinamarquês. A decisão sobre a utilização desta tecnologia no futebol será feita pelo International Board (órgão que decide as regras do futebol) no próximo dia 2 de julho, em assembleia extraordinária da Fifa.

Continua após a publicidade
Publicidade