Clique e assine a partir de 8,90/mês

Alpinistas escalam rocha de 910 metros sem equipamentos

Depois de 19 dias, os dois americanos concluíram uma das escaladas mais desafiadoras do alpinismo: o lado mais íngreme do paredão rochoso El Capitan

Por Da Redação - 15 jan 2015, 02h09

Dois alpinistas americanos concluíram na quarta-feira a escalada do El Capitan, uma íngreme formação rochosa de 910 metros de altura, localizada no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. Tommy Caldwell, de 36 anos, e Kevin Jorgeson, 30, foram os primeiros a completar a subida pela via Dawn Wall, considerada uma das mais desafiadoras do alpinismo, sem o uso de equipamentos – exceto cordas para evitar quedas fatais. Os dois usaram apenas os pés e as mãos (e, em alguns pontos, os dedos) para escalar a parede quase vertical da rocha. A empreitada demorou 19 dias e os alpinistas dormiam em tendas suspensas.

Recebidos por familiares no cume – que também pode ser atingido em uma caminhada através de trilhas no Vale de Yosemite -, Caldwell e Jorgenson comemoraram a façanha com garrafas de espumante. “Eu espero que isso inspire as pessoas a procurarem o seu próprio Dawn Wall. Nós trabalhamos por isso por muito tempo, devagar e determinadamente. Acho que todo mundo tem o seu próprio Dawn Wall para completar um dia, e talvez eles possam se espelhar neste projeto”, declarou Jorgenson ao jornal The New York Times.

O alpinista Kevin Jorgeson durante escalada no El Capitan
O alpinista Kevin Jorgeson durante escalada no El Capitan VEJA
Publicidade