Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alonso encerra jejum da Ferrari e conquista ‘pole’ em Silverstone

O piloto espanhol Fernando Alonso acabou com um jejum de 31 corridas sem largar na ‘pole-position’ da escuderia italiana Ferrari, ao cravar o melhor tempo do treino classificatório do Grande Prêmio da Grã Bretanha, neste sábado em Silverstone.

Atual líder do campeonato mundial de pilotos, Alonso dividirá a primeira fila com o australiano Mark Webber (Red Bull), enquanto o brasileiro Felipe Massa, companheiro de equipe do espanhol na Ferrari, largará em quinto. Já Bruno Senna, da Williams, foi eliminado no Q2 e sairá apenas da 15ª posição.

O treino classificatório terminou com uma hora e meia de atraso após ter sido interrompido pela forte chuva que castigou o circuito.

Esta foi a 21ª ‘pole-position’ da carreira de Alonso, a primeira desde a edição de 2010 do Grand Prêmio de Cingapura.

O espanhol, único piloto a ter vencido duas provas nesta temporada, a primeira em março na Malásia, e a segunda há suas semanas diante da sua torcida, em Valência, completou sua melhor volta em 1 minuto, 56 segundos e 746 milésimos, um pouco menos de 5 centésimos a menos que Webber, segundo colocado do campeonato de pilotos com 20 pontos a menos.

Alonso dedicou sua ‘pole-position’ à sua compatriota María De Villota, piloto de testes da Marussia, que perdeu um olho após sofrer um grave acidente durante uma sessão privada de treinos.

“Esta semana foi triste para nós, então se puder dar algum consolo a Maria e à sua família, é algo positivo”, declarou o espanhol.

O alemão Michael Schumacher (Mercedes), de 43 anos, heptacampeão mundial largará em terceiro ao lado do alemã Sebastian Vettel, atual bicampeão (Red Bull, 4º), que completou 25 anos, na última terça-feira.

“Acho que fomos bastante competitivos e espero que as condições meteorológicas serão menos complicadas no domingo”, comentou ‘Schumi’, que já venceu corridas épicas debaixo de chuva.

Os dois pilotos britânicos da McLaren Lewis Hamilton e Jenson Button, frustraram as expectativas da torcida local, que enfrentou a forte chuva de Silverstone apesar das recomendações dos organizadores que aconselharam as pessoas que compraram ingressos para o sábado de ficar em casa.

Hamilton ficou apenas com o oitavo melhor tempo e Button foi eliminado logo no Q1 e largará da 18ª posição.

Já o finlandês Kimi Räikkönen, da Lotus-Renault, sairá em sexto, dividindo a terceira fila com Massa, que chegou a liderar o Q3 a três minutos do fim, antes de ser superado por outros quatro pilotos.

O venezuelano Pastor Maldonado, companheiro de equipe de Bruno Senna na Williams, largará na sétima posição, ao lado de Hamilton.