Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alonso é o mais rápido no 1º treino livre em Istambul

Com pista molhada, o espanhol ficou 1s5 à frente do segundo colocado

A Ferrari surpreendeu na manhã desta sexta-feira e conseguiu o tempo mais rápido no primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1. Com pista molhada, o espanhol Fernando Alonso andou bem mais rápido do que os demais e fez sua melhor volta a 1min38s670, quase 1s5 mais rápido do que o segundo colocado. Sebastian Vettel foi apenas o 17º, e as McLaren ficaram apenas nas duas últimas colocações.

Alonso conseguiu o tempo andando com pneus intermediários da Pirelli, na que foi a primeira ocasião em que os pilotos andaram com pista bastante molhada em quatro provas ocorridas até aqui. E as equipes mostraram sofrer um pouco com a já exigente pista de Istanbul Park, como o atual campeão do Mundo, Vettel, que bateu durante a movimentação. E a chuva pegou os times de surpresa. Poucos dos pilotos conseguiram rodar no circuito ainda com pista seca, como o piloto alemão da Red Bull, que bateu após conseguir o 17º tempo e provocou uma bandeira vermelha.

Os brasileiros também não tiveram a melhor das jornadas. Felipe Massa levou a sua Ferrari apenas à 7ª colocação, com a marca de 1min40s697, enquanto que Rubens Barrichello, da Williams, ficou apenas com o 14º tempo, de 1min43s913 – mais de cinco segundos acima do mais rápido da manhã, Fernando Alonso.

A Mercedes e a Renault se aproveitaram da falha das rivais Red Bull e McLaren e conseguiram completar o Top 5. Nico Rosberg chegou a ser o mais rápido, mas ficou na segunda colocação. Michael Schumacher veio logo atrás, em terceiro. Outro alemão, Nick Heidfeld, levou o time francês ao quarto lugar, seguido de Vitaly Petrov, quinto.

(Com agência Gazeta Press)