Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alexandre Pato é reintegrado ao Corinthians

Jogador conversou com o técnico Cristóvão Borges e realizou trabalhos físicos no CT Joaquim Grava. Sem clubes interessados, atacante deve mesmo permanecer em Itaquera

Alexandre Pato voltou a vestir a camisa do Corinthians – a de treino, pelo menos. O atacante chegou ao CT Joaquim Grava cerca de uma hora e meia antes da atividade desta terça-feira, conversou com o gerente de futebol Alessandro e com o treinador Cristóvão Borges e, a princípio, o trio chegou a um consenso. Pato já vestiu o uniforme, correu no gramado, e, segundo a assessoria do clube, deverá mesmo ser reintegrado ao elenco.

Sem atuar há 40 dias, Pato passará por um processo de adaptação e recondicionamento e não sabe quando estará apto para jogar. Legalmente, porém, o jogador de 26 anos já está liberado: nesta segunda-feira, seu nome foi inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e, agora, Pato só depende do aval da comissão técnica e do departamento médico para reestrear.

Leia também:

Chelsea confirma saída de Pato. E agora Corinthians?

Pato vira piada no Chelsea por novo visual

Alexandre Pato finalmente estreia no Chelsea – e marca até gol

A permanência no clube não era um desejo de Pato nem do Corinthians, que paga ao jogador um salário mensal de 800.000 reais. Contratado em 2013 por cerca de 40 milhões de reais, o jogador caiu em desgraça no clube, sobretudo após perder um pênalti de forma displicente, diante do Grêmio, na eliminação da Copa do Brasil. Sem clima com companheiros e torcida, Pato foi emprestado ao São Paulo, clube pelo qual atuou em 2014 e 2015.

Pato recebeu uma proposta milionária do futebol chinês em janeiro, mas, para desespero dos dirigentes corintianos, recusou a oferta. Ele, então, foi emprestado ao Chelsea, na intenção de mostrar serviço e permanecer no futebol europeu. No entanto, em seis meses, Pato fez apenas duas partidas e marcou um único gol, de pênalti, até ser dispensado pela equipe de Londres nesta semana.

Com contrato com o Corinthians até 31 de dezembro e sem clubes interessados em sua compra, Pato teve que retornar ao clube paulista nesta terça-feira. O técnico Cristóvão Borges já havia declarado que esperava contar com o jogador para a sequência do Brasileirão. O relacionamento com os atletas provavelmente não será um grande empecilho, já que os únicos remanescentes da turbulenta temporada de 2013 são Danilo, Cássio e Walter. Já a rejeição da torcida pode atrapalhar o retorno do atacante ao clube dono de seu passe. Pato marcou 17 gols em 62 jogos pelo Corinthians.

(Da redação)