Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alemão Gerd Müller está com Alzheimer em estágio avançado

Doença foi revelada pelo Bayern de Munique, clube pelo qual o ex-atacante brilhou nas década de 60 e 70

O ex-jogador alemão Gerd Müller, de 69 anos, sofre de Alzheimer em estágio avançado, informou nesta terça-feira o Bayern de Munique, clube que ele defendeu entre 1964 e 1979 com enorme sucesso. “Infelizmente, Gerd Müller está gravemente doente há muito tempo”, revelou o clube alemão em comunicado. O Bayern e a família de Müller pediram “o respeito necessário” pelo ex-jogador, herói do título da Alemanha na Copa de 1974, especialmente às vésperas de seu 70º aniversário, que será comemorado em 3 de novembro.

Müller é um dos jogadores mais vitoriosos da história do futebol: marcou 533 gols pelo Bayern de Munique e 68 com a camisa da seleção alemã, sendo 14 em Copas do Mundo. Ele marcou o gol do título da Alemanha na vitória por 2 a 1 sobre a Holanda, na final do Mundial de 1974, em Munique. Ele ainda foi campeão da Eurocopa de 1972 pela seleção e ganhou três vezes a Copa dos Campeões da Europa com o Bayern (1974, 1975 e 1976). Em 1970, recebeu a Bola de Ouro da revista France Football como melhor jogador da Europa.

“Gerd Müller é um dos maiores jogadores de futebol do mundo. Sem seus gols, nem o Bayern nem a seleção alemã seriam o que são hoje”, disse Karl-Heinz Rummenigge, ex-jogador e atual executivo do clube. Rummenigge destacou o instinto goleador e a humildade de Müller apesar de todos os seus feitos, além de sua posterior trajetória como treinador nas categorias de base do Bayern, nas quais treinou, entre outros, Philipp Lahm, Bastian Schweinsteiger e Thomas Müller, campeões mundiais no ano passado.

Gerd Muller em 1974 Gerd Muller em 1974

Gerd Muller em 1974 (/)

(com agência EFE)