Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alemanha e Portugal se enfrentam no primeiro grande duelo do Grupo da Morte

A nova geração dourada da Alemanha trava contra Portugal, de Cristiano Ronaldo, o primeiro duro combate do “Grupo da Morte” da Eurocopa-2012, no sábado em Lviv (15h45 de Brasília), em um teste de luxo para duas equipes que sonham com o título.

O confronto de titãs ocorrerá depois da estreia da Holanda no grupo B contra a Dinamarca, em Jarkov, às 13h00.

A equipe de Joachim Löw, grande favorita ao título europeu junto com a Espanha, pretende derrotar pela terceira vez consecutiva os lusos em um grande torneio.

O capitão alemão, Philipp Lahm, afirmou que sua seleção terá no sábado uma oportunidade ideal para mostrar o potencial de uma equipe jovem, com uma média de 24 anos, mas com talentos já maduros como Thomas Müller, Mesut Özil e Sami Khedira.

A Alemanha, três vezes campeã europeia (recorde), eliminou Portugal nas quartas de final na Eurocopa de quatro anos atrás. Também derrotou os portugueses na disputa pelo terceiro lugar na Copa do Mundo de 2006.

“A tensão sobe lentamente. Trabalhamos durante dois anos para este momento. É hora de ver o que fazemos”, disse Lahm, que jogará como lateral esquerdo.

“Temos uma grande equipe, precisamos apenas mostrar o que podemos fazer”, acrescentou o jogador do Bayern de Munique.

A Alemanha voou nesta sexta-feira para a Ucrânia e, durante esse trajeto, o auxiliar técnico Hansi Flick admitiu que uma vitória é crucial para sobreviver no ‘Grupo da Morte’.

“Sempre é importante ganhar a primeira partida, principalmente em um grupo como o nosso”, disse Flick.

O técnico Joachim Löw parece disposto a colocar em campo o volante Bastian Schweinsteiger, que se recuperava de dores musculares sentidas após a derrota do Bayern para o Chelsea na final da Liga dos Campeões.

A principal missão contra Portugal será parar o atacante do Real Madrid Cristiano Ronaldo, autor de 46 gols na Liga e candidato a brilhar no torneio.

“Ronaldo tem um chute excelente, mas temos um dos melhores goleiros do mundo”, afirmou Flick, lembrando que a Mannschaft deve apostar em um “jogo coletivo” para anular CR7.

Cristiano Ronaldo, que estava em campo nas derrotas para a Mannschaft, disse que não considera o jogo uma “revanche, porque é uma simples partida de futebol, e não uma guerra”.

“Queremos vencer, o que é óbvio, porque queremos começar a Eurocopa com o pé direito”, acrescentou o craque português, que cruzará em campo com dois companheiros de Real: Khedira e Özil.

O técnico luso, Paulo Bento, pediu que seus comandados sejam valentes para derrotar os alemães.

“Contra a Alemanha, precisamos estar organizados, ter coragem e não pensar em derrota”, afirmou Bento.

– Prováveis escalações:

Portugal: Eduardo (ou Rui Patrício) – Miguel Lopes, Pepe, Bruno Alves, Coentrão – Raul Meireles, Miguel Veloso, Moutinho – Nani, Hugo Almeida, Cristiano Ronaldo (cap)

Treinador: Paulo Bento

Alemanha: Neuer – Boateng, Badstuber, Mertesacker, Lahm (cap) – Khedira, Schweinsteiger, Podolski, Müller, Özil – Gómez (o Klose)

Treinador: Joachim Löw

Árbitro: Stéphane Lannoy (FRA)