Clique e assine com até 92% de desconto

Ainda sem os movimentos, Laís passa por traqueostomia

Brasileira também recebeu equipamento para se comunicar com os olhos

Por Da Redação 31 jan 2014, 05h11

A esquiadora brasileira Laís Souza foi submetida a novos procedimentos cirúrgicos no Hospital da Universidade de Utah, nos Estados Unidos. A atleta de 25 anos está internada desde terça, quando sofreu um grave acidente quando treinava para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi. Nesta quinta-feira, Lais passou por uma traqueostomia, que consiste na abertura da traqueia para facilitar a respiração. Além disso, uma sonda alimentar foi colocada em seu estômago.

Comunicação – Laís também recebeu um equipamento que vai ajudá-la na comunicação. A esquiadora, que não consegue movimentar os membros, recebeu uma tela de computador que lê o movimento dos olhos. O Communicator Device Screen tem frases prontas em português e um teclado. Por meio da movimentação dos olhos, é possível formar palavras. O sistema é utilizado pelo físico britânico Stephen Hawking, que sofre de uma doença degenerativa que causa paralisia.

Assim como nos últimos dias, a junta médica que cuida de Laís afirmou que por enquanto não é possível ter um prognóstico claro, nem avaliar as sequelas que a atleta brasileira poderá enfrentar. A atleta lesionou a coluna ao se chocarou com uma árvore quando esquiava. Logo após o acidente, Lais foi operada para que a vértebra fosse realinhada com a coluna cervical.

Nesta quinta, a mãe de Laís, Odete, chegou aos Estados Unidos para acompanhar a recuperação da filha.

(Com Estadão Conteúdo e Gazeta Press)

Continua após a publicidade
Publicidade